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Arpina Digital

A importância de criar persona para o seu negócio

Se a sua loja está começando a investir na Internet, seja por meio de anúncios, um site informativo, e-commerce e até nas redes sociais, como o Instagram, é muito importante compreender quem é o seu público, ou seja, quem você quer impactar e para quem é seu produto ou serviço.

Pela vasta variedade de informações e concorrência no mercado online, quanto mais personalizado o seu cliente ideal, mais chances de se destacar na imensidão de palavras, produtos, campanhas, promoções e por aí vai, que estão a um palmo da mão do cliente só aguardando efetivar a venda.

Para isso existe uma estratégia do marketing muito eficaz para que a loja encontre seu “cliente ideal” e consiga concentrar seus esforços de maneira correta, personalizando suas características bem próximas de seus compradores. Esse método chama-se “Persona” e, criar persona não é uma tarefa difícil.

O que é uma Persona?

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é fundamentada em dados reais dos seus clientes, como o seu comportamento e características demográficas. Além disso, apresenta uma breve história como: suas motivações, quais são seus desafios e preocupações, as dores que a levam procurar o produto/serviço em questão, seu objetivo e até mesmo, sua história pessoal.

E para identificar essas informações e criar o seu “cliente ideal”, é necessário perceber as características gerais do seu público-alvo. Como? Provavelmente você já possui uma base de clientes pela sua loja física. Por elas você consegue captar algumas informações para iniciar a sua pesquisa. O interessante é notar também, possíveis insatisfações dos seus clientes para que sua persona fique cada vez mais próximo do cliente ideal e com isso, você possa encontrar soluções para essas “dores”.

Persona x Público-Alvo

Essa é uma dúvida comum, principalmente por falarmos “criar persona pelo público-alvo”. Pode parecer confuso no início, mas cada uma possui uma definição.

O público-alvo abrange de maneira geral, todos as pessoas que você vende seu produto ou serviço. Por exemplo: se você vende roupas femininas voltadas para o público jovem, que busca tendência do momento nos looks, seu público-alvo são jovens mulheres entre 17 a 24 anos, estudantes, que estão iniciando sua jornada profissional.

Já a persona representa o seu cliente de forma personalizada e humanizada. Por exemplo: Joana tem 19 anos e acabou de ingressar na faculdade de Medicina Veterinária, por esse motivo não está trabalhando. Mora com os pais e no seu tempo livre de estudos, gosta de encontrar suas amigas do ensino médio para tomar um café e comer donuts na cafeteria mais popular da cidade. De noite, prefere aquela baladinha com as amigas para dançar.

Ok! Mas, qual a importância de criar persona?

A criação de persona é muito importante no marketing digital, como mencionamos. Criando uma persona, as chances que a sua mensagem na Internet chegue para a pessoa certa são muito maiores. Sem uma persona definida nas inúmeras possibilidades que a internet oferta para os usuários, é possível que algumas das suas estratégias não chegue à pessoa certa e se perca.

Já imaginou você criar uma promoção muito legal de um combo das suas melhores blusas femininas para mulheres entre 17 a 24 anos por um preço tentador e chegar para mulheres acima de 50 anos? Ou para mulheres que não possuem a personalidade das moças que adoram tendência, que não gostam de um determinado estilo e não saem a noite para a balada? Frustrante, não é mesmo?

Além disso, outra vantagem de criar persona é que, compreendendo suas motivações e frustrações, você pode conquistar esse cliente pelo apelo emocional em suas campanhas promocionais, por exemplo. São inúmeras possibilidades!

Então, como criar persona?

O primeiro passo para criar persona é estudar os seus clientes. Faça uma breve descrição de todos os pontos que mencionamos: motivações, dores, seus gostos, preferências etc.

Assim que concluir a pesquisa, documente todas essas informações elaborando um personagem. Ele pode ser criado de maneira simples, pelo computador. Dê um nome para essa pessoa, idade, e crie sua história. Não precisa ser algo muito extenso, mas é necessário conter todas as informações para que, quando você colocar em prática as ações de marketing digital esta retorne com resultados positivos. Depois que estiver pronto, disponibilize esse documento para todos os envolvidos no seu projeto e promova suas estratégias online o quanto antes.

Dica Extra!

Se mesmo assim não sabe por onde começar a criar a sua, existem geradores online de personas como este > geradordepersonas.com.br. Lá você responde algumas perguntas essenciais e já tem um início da história da sua persona contada. 

Vamos botar em prática essas dicas e ser mais assertivos em nossas ações?

Se precisar de ajuda, saiba que somos especialistas em marketing digital e estratégias de lojas virtuais! Para otimizar as táticas e processos da sua marca, entre em contato com a gente! Estamos presentes no Instagram, Facebook, LinkedIn e diversas outras plataformas.

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