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Arpina Digital

O que vimos na Conferência E-Commerce Brasil SC 2020

Escrito por Paloma Melzzi

Trocas de experiência, novos conhecimentos sobre e-commerce, networking e muitos petiscos (essa parte é válida falar também, né?). Assim foi a Conferência E-Commerce Brasil SC 2020, que aconteceu nos dias 05 e 06 de fevereiro em Florianópolis no Centrosul. Um evento que contou com mais de 40 expositores envolvidos no mundão chamado E-commerce e palestras com grandes nomes: Magalu, Facebook, Havan, Conta Azul, entre outros destaques, que logo falamos por aqui.

Chegando no local, já é nítido o porte do evento (que acontece também em São Paulo e Porto Alegre), nos stands você pode trocar ideias com os profissionais do e-commerce, conhecer novos negócios e até fechar parcerias. Ali você encontra soluções para pagamentos no seu site, assessoria para quem está começando, agências de marketing digital, plataformas para a loja virtual, especialistas estratégicos para E-commerce, logística e marketplace. E a Híbrido junto com a Arpina estava lá para receber os clientes, fornecedores, e claro, bater um papo com o pessoal que passava pelo local, trocando experiências e se refrescando com um delicioso picolé.

Foram 31 palestras em dois palcos diferentes no primeiro dia e três, no segundo dia. O Palco Soluções contava com pequenas palestras de 20 minutos, um papo rápido, mas muito eficiente, focado nos empreendedores. O palco principal era mais focado nos profissionais de e-commerce e marketing digital.

“O futuro do varejo não é o que você pensa”

Já de início fomos impactados com a preocupação do futuro da tecnologia e internet. O que será de nós se cada vez mais ficarmos ligados apenas nos aplicativos? Uma geração bitolada, em frente às telas, sedentária e que não precisa sair de casa? Foi isso que Erick Melo, co-fundador da WebJump questionou ao falar do futuro do varejo. Com sua experiência em um evento realizado nos Estados Unidos, o empreendedor deparou-se com drones e robôs como solução para o varejo físico. E no Brasil como funcionaria? Foi seu maior questionamento na palestra. E que sim, o varejo precisa se preparar para as mudanças, como automação de serviços e sistemas ainda mais inteligentes para entender o que o consumidor está buscando. Se o varejo físico vai sumir? Não, está longe disso, e a resposta são as ferramentas inteligentes dos carrinhos de supermercados com sensores de geolocalização, possibilitando ao estabelecimento identificar quais são os corredores e caminhos pelos quais o consumidor passa, identificando o que mais procuram, o que saem mais rápido, entre outros. Para encerrar, Erick Melo concluiu “as pessoas não decidem pensando, elas decidem sentindo”.

Indústria vendendo online? Como?

Indústria vendendo por marketplace? Temos! E é possível. Mas e e-commerce? Principalmente! Inclusive, o Thiago Porfiro, coordenador de Estratégia da Hibrido falou muito sobre o assunto na palestra que fechou a primeira noite da Conferência. O bate papo com ele trouxe informações sobre técnicas e estratégias que são utilizadas aqui no nosso dia a dia com os clientes do Grupo H.A.D (Hibrido, Arpina e Demacode). Os dados comprovam: o retorno do D2C (venda da indústria direto para o consumidor) é maior que vendendo pelo marketplace. Na palestra o coordenador ressaltou muito as vantagens desse novo negócio e quais são? Expansão da marca, possibilidade de lançamentos exclusivos e marketing direcionado são algumas delas. Desvantagens? Ok, temos, mas são conflitos que, com uma boa estratégia de negócio e uma equipe focada, o sucesso é garantido.
Thiago, ao fim dos seus 20 minutos, “bateu na tecla” de cuidarmos com o pensamento ultrapassado, identificando seus desafios e oportunidades, pegar o melhor delas e usar o e-commerce a favor da sua marca.

Conteúdo orgânico, será que é necessário?

Se você ainda têm dúvidas sobre a eficácia e importância do conteúdo orgânico, você precisava ter assistido às palestras do Pedro Alvim, o homem que dá voz a Magalu nas redes sociais de forma totalmente orgânica, gerando engajamento diariamente. Sem dúvidas, foi a palestra de maior destaque dos dois dias.
E as dicas? Simples, assertivas e que realmente funcionam. E sem aquele negócio de robô automático de ferramentas que o Instagram detesta, você sabe disso, mas te ilude com o formato de “promessa de resultados maravilhosos”, só que não. Só precisa de pesquisa, foco e se possível, profissionais da área que entendem do negócio e querem entender o seu. Cada plataforma tem seu papel, mas aqui vão 5 pontos importantes que o Pedro passou para a gente das redes sociais no geral, e para você parar agora mesmo de achar que o orgânico é o processo menos importante no funil de vendas online (e físico também).

  • O conteúdo orgânico DÁ CERTO e exige dedicação, estudo, testes e análise para ser um sucesso.
  • As plataformas querem o seu tempo, portanto, vão privilegiar conteúdos as as ajudem a conseguir isso.
  • Nunca, jamais, em hipótese alguma compre seguidores, isso prejudica o seu negócio. As interações com a comunidade e o engajamento com você, é o que vão gerar negócios para a sua marca
  • Pois é, não precisa de dinheiro no início, profissionalize sua gestão e a operação das redes sociais.
  • Leve a sério o marketing de influência. Ele pode trazer resultados para todos os tipos de empresa, se for feito com estratégia e considerando os indicadores certos.

A nota desse evento? MIL! O E-commerce Brasil é realizado para todos, desde os que estão começando, ou simplesmente colocando as ideias no papel ainda, até para os que já possuem o seu negócio estabilizado. É feito para os apaixonados pela tecnologia, inovação, novas tendências do mercado, e claro, a facilidade do digital. A próxima conferência está marcada para os dias 28, 29 e 30 de julho, desta vez em São Paulo.
Nos vemos lá!

Ah, caso você não foi e ficou com aquela curiosidade de saber ainda mais como foi, tem interesse de descobrir as novas tendências e o que pode ser feito no seu empreendimento, entre em contato e fale com a gente. Vamos adorar partilhar nossos conhecimentos e conhecer o seu negócio. 🙂

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