Ir para o Topo

Arpina Digital

Aprenda a cadastrar sua loja no Instagram e Facebook em 6 passos

A sacolinha de compras da loja do instagram é essencial nas redes sociais para todo mundo que quer ter mais sucesso nas vendas. Saiba como adicioná-la em seu negócio.

Se você chegou até aqui, com certeza em algum desses perfis você se encaixa: já possui seu próprio comércio virtual e está tendo dificuldade em criar sua loja no Instagram na sua página; ainda não possui essa ferramenta que impulsiona e muito as vendas nas redes sociais e quer ter, ou é apenas um curioso e quer aprender sobre o assunto.

De fato, há muito tempo que as redes sociais se tornaram uma vitrine de inspirações e desejos materiais para todo mundo, e você ficar para trás sobre as atualizações dessas ferramentas no seu negócio pode significar perder grandes oportunidades de lucro.

Sendo assim, preparamos um passo a passo para iniciantes que querem vender por redes sociais com 6 passos que vão te ensinar os procedimentos para você configurar o Instagram Shopping e conseguir marcar produtos na sua página. Então confira todas as etapas necessárias primeiramente, e acompanhe o texto até o final.

  1. Ter uma página no Facebook sendo administrador dela
  2. Editar compras
  3. Criar uma conta no gerenciador de negócios
  4. Cadastrando produtos no catálogo
  5. Conectar com o perfil comercial
  6. Ativando a opção marcar produtos no Instagram

PASSO 1: Ter uma página no Facebook

Pode parecer meio óbvio, mas o Instagram ainda é uma rede que está muito ligada com o Facebook em várias funcionalidades, então para conseguir marcar produtos, você precisa executar este passo fazendo uma página comercial no Facebook.

Em seguida, você irá tornar o perfil do seu negócio no Instagram comercial, para ter ambas as redes vinculadas. Vá até o menu configurações no canto superior da tela, clicando lá irá abrir esta janela ai da imagem abaixo.

Clique na opção Instagram, onde aponta a seta. Logo após isto, irá abrir uma nova página que você vai adicionar a conta do seu Instagram nela para torná-la uma comercial.

PASSO 2: Editar compras

Essa parte é extremamente simples, porém muita gente esquece, o que acaba atrapalhando o procedimento seguinte. Então vá em configurações > modelos e guias  > no título “modelos” vá em editar e troque a parte do “modelo atual” onde está escrito “padrão” para o modo “compras”.

PASSO 3: Criar uma conta no gerenciador de negócios

Para quem tem diversas mercadorias, essa é uma das melhores maneiras de fazer o cadastro da sua loja para conseguir marcar produtos. É só clicar aqui neste link: gerenciador de negócios e fazer o seu cadastro utilizando o seu e-mail do Facebook.

A partir desta etapa você vai começar a criar o seu catálogo com seus itens para que o Instagram identifique quando você for marcar produtos. Vá em gerenciador de anúncios no canto superior esquerdo da tela.

Em seguida, você vai clicar na opção “catálogos” ou  “gerenciador de catálogos” na nova aba que irá abrir após clicar no gerenciador.

Uma nova janela vai se abrir, e no canto superior direito vai ter uma opção em um quadro azul escrito “criar catálogo”. Clique nesta opção para criar o seu.

Depois disso, você irá escolher a categoria de “comércio eletrônico”, clique em avançar quando selecionar a opção.

Logo após, uma nova janela com novas opções irá se abrir, na aba que diz “quem é o proprietário deste catálogo?” Abra a aba e escolha a opção do nome da sua empresa que foi cadastrado.

PASSO 4: Cadastrando produtos no seu catálogo

Nesta etapa você precisa adicionar seus produtos manualmente, então depois de finalizar a criação do catálogo, você vai na parte esquerda da tela na opção “produtos”.

Logo após, você deve clicar na opção “adicionar produto” > adicionar manualmente > avançar. Após todo esse procedimento, você terá diversos campos de preenchimento onde deve adicionar nome, fotos, descrição e preço do seu produto. 

Apenas na caixa de informações do “link do site”, como demonstrado na imagem abaixo, há uma informação adicional a ser reforçada. Lá você deve inserir o link do intermediador de pagamento, exemplo: Mercado Pago, Paypal, Moip entre outros.

Indo até a opção “ver tudo” no canto superior esquerdo da tela, você consegue ver todos os catálogos de produtos criados. É possível criar diversos catálogos, e cadastrar milhares de produtos.

PASSO 5: Conectar produtos com perfil do Instagram

Este é o último procedimento antes de migrar para o Instagram e ativar a ferramenta. É necessário voltar para a página inicial do catálogo que você criou, está tela da imagem abaixo.

Logo após estar nesta tela de início, vá na opção “compras no Instagram” e em seguida “conectar seus perfis comerciais do Instagram” e adicione a conta do seu negócio.

Pode ocorrer de aparecer algum problema ao finalizar o cadastro para poder marcar produtos, mas isto é por motivo de o instagram demorar um prazo entre 2 e 7 dias para aprovar a sua conta.

Caso ainda não tenha sido aprovado, continue postando constantemente sem marcar até ser aprovado, pois o instagram shopping só libera a ferramenta muitas vezes a partir do momento em que você já fez entre 5 e 9 postagens de produtos.

PASSO 6: Ativando a opção marcar produtos no Instagram

Esta última etapa você pode fazer antes mesmo de ter sido aprovado, para ver se já aparece o seu catálogo no Instagram, caso ainda esteja inativo, é só aguardar, mas caso já esteja ativo de imediato, vamos para as últimas instruções logo abaixo então.

Depois de tudo cadastrado no Facebook, a parte do Instagram é muito mais simplificado para marcar produtos. Primeiramente, é necessário ter também uma conta comercial ligada ao seu nicho de trabalho para as pessoas reconhecerem, como mostra abaixo. Após isso, clique na parte superior direita lá está apontando a seta.

Logo após isso, irá abrir uma nova aba com algumas opções, você irá clicar na primeira que aparecer, um ícone de engrenagem escrito “configurações”.

Em seguida, irá abrir outra nova janela com diversas opções, você irá escolher a opção onde está escrito “empresa” com um ícone de uma casinha com uma tenda, que apontamos com uma seta verde também para você localizar melhor.

Após esta etapa, irá abrir mais uma aba com algumas opções, clique na segunda opção “compras”.

Para finalizar e finalmente conseguir ativar sua ferramenta comercial para marcar produtos, terá opções para ativar tanto do gerenciador de negócios, quanto da página de Facebook, ative ambos com o nome e os produtos do catálogo da sua loja, e pode começar a utilizar a sacolinha do Instagram em todas suas postagens que precisa de marcação dos seus produtos.

É importante lembrar também que você sempre precisa se manter com a versão mais atualizada do Instagram para que consiga fazer esses procedimentos.

E aí, está preparado mudar o rumo do seu negócio adicionando essa nova estratégia? Somos especialistas em marketing digital e estratégias de lojas virtuais! Se você quer otimizar as táticas e processos seu e-commerceentre em contato com a gente! Estamos presentes no InstagramFacebookLinkedIn e diversas outras plataformas.

Open chat