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Dia do consumidor: como se destacar além das promoções e criar relacionamento para o ano inteiro

O Dia do Consumidor, que é a data mais importante no primeiro trimestre do ano para o varejistas, é uma excelente oportunidade para recuperar as baixas de início de ano, e melhor ainda para buscar mais do que somente vendas.

De onde vem a comemoração da data?

Apesar de ter quase sessenta anos desde a sua criação, o Dia do Consumidor só foi realmente oficializado e passou a ser uma data comemorativa vinte anos após a sua data de criação em 1962, quando em uma reunião na ONU em 1983, foi observado a carência de uma data que conscientizasse o mercado para preocupações que fossem além de somente vender.

Após oito anos, em 1990, o mesmo regulamento também passou a ser validado e aplicado em território brasileiro depois de uma aprovação de lei, e a partir daí o mercado teve que se adaptar às novas exigências.

E por consequência destas aplicações, foi criado o PROCON em conjunto com o código do direito do consumidor, para que existisse regras de conciliação entre mercado, fornecedor e consumidor, e se aplicasse respeito, bom senso e ética na venda de produtos e serviços.

Seu público sabe do Dia do Consumidor?

Nos e-commerces e varejos, pode-se dizer que esta data é uma das três datas mais importantes do ano. E a sua importância é tamanha, que as empresas já se adaptaram para manter uma semana inteira voltada para o Dia do Consumidor, ao invés de somente o dia 15 de março em específico.

Só pra ilustrar, dados apontam que o quase 50% dos consumidores começam a procurar por promoções, brindes de compra e descontos em uma diversidade de empresas com 40 dias de antecedência a esta data.

Dessa forma, é necessário montar não somente estratégias para que o público fique alerta com esta data, como também preparar todos os setores do seu comércio para que ele tenha uma ótima experiência de compra, aumente o apreço pela sua empresa, e se firme mais que um número convertido em venda no Dia do Consumidor.

Destaque-se no meio de várias ofertas

Mesmo sendo uma data de grande destaque para o comércio, no Dia do Consumidor muitas empresas e marcas acabam não preparando toda a sua estrutura para atender essa demanda exigida, e forçam somente nos destaque de promoções. E como consequência disso, abandonam diversos outros recursos que podem se explorados e muitas vezes são esquecidos, e até mesmo o próprio comprador valoriza muito mais na hora de escolher pelo o seu produto.

Para se ter uma ideia, em uma pesquisa recente divulgada pelo Google, os três maiores valores que o consumidor considera importante para definir se fez ou não uma boa compra no prazo final, seja no Dia do Consumidor ou qualquer outro são: 

  1. Troca rápida de produtos com defeitos;
  2. Atendimento amigável;
  3. Entrega feita no prazo.

E ainda mais, muitos compradores informam que sentem que a empresa está tentando enganá-los quando são inseridas descrições muito pequenas nos anúncios. Por isso, seja ético, deixe claro todos os tipos de informações quando for cadastrar ou anunciar seus produtos, pois isto é muito valorizado na decisão de compra. Não vai deixar essa oportunidade de melhorar o relacionamento passar, né?!

Pegue-o pela mão e acompanhe sua jornada

Cerca de 34% das pessoas dizem estar muito otimistas em relação à própria situação financeira desde o início deste ano, porém, os hábitos de compra do público geral vem se alterando cada vez mais.

Isto é, há uma margem positiva para realizar o desejo que o Dia do Consumidor desperta, porém você não conseguirá muita atenção do seu público e a finalização de uma compra caso não busque a criação de um relacionamento antecipado.

Embora varejo físico ainda tenha bastante rentabilidade, os número desde 2018 vem caindo se comparado ao comércio digital, e nos últimos 6 anos, o crescimento dos e-commerces tiveram um salto aproximado de mais de 50% no período. Dentro do mercado digital, é mais fácil acompanhar não só as necessidades do seu público, como também o caminho de compras que ele percorre.

Por consequência, sua empresa acaba ganhando maior possibilidade de ser achada nas buscas pelo seu público, ao invés somente esperar que ele venha até você, e corra o risco de encontrar com um concorrente pelo meio do caminho. Já pensou que péssimo!?

E por último: MANTENHA CONTATO

Assim como nas nossas relações pessoais, ninguém gosta de ser procurado somente quando tem algum benéfico para oferecer, e você acha mesmo que seu público quer ser bem tratado somente na hora das vendas? Obviamente não!

Apesar de o Dia do Consumidor ser uma das datas mais importantes do ano, há uma variedade de datas no decorrer do ano em que o comércio pode aproveitar-se para manter contato amigável com todos os consumidores que utilizam seus produtos.

E dessa forma, pra quem tem intuito de manter essa relação duradoura e totalmente direcionada, com uma mensagem adaptada para cada cliente, o e-mail marketing é uma das ferramentas de maior destaque na utilização de empresas hoje em dia. Você pode trabalhar tanto dicas, quanto o envio de novas ofertas que estão rolando, mensagens pessoais sobre os produtos que foi adquirido, e também buscar conversas.

Em virtude desse relacionamento mais amigável, uma pesquisa feita pelo Neil Patel, umas maiores referência de marketing nacional, mostrou que o e-mail marketing é a ferramenta que mais consegue convencer clientes a finalizar vendas, com 45% de conversão, um pouco à frente remarketing, e logo após só, as ofertas.

Ficou curioso como seria isso tudo na prática? 

Por aqui, já estamos trabalhando no planejamento das campanhas de Dia do Consumidor há um tempo. Quer dar uma olhadinha? Continue rolando para baixo! 😉 

Acesse aqui para acompanhar nossos diversos trabalhos

Ainda vale ressaltar: tire o seu foco somente das vendas, pois seu público também quer ser informado, ensinado e também conscientizados sobre a utilização, diferenciais, e também direitos que possui como comprador.

Curtiu essas informações? Está aplicando no seu negócio? Espero que continue nos acompanhando por aqui, e também fica o convite para nos acompanhar no Instagram, Facebook e também no LinkedIn onde tem muitas ideias interessantes para você aplicar.

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