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Pós Black Friday

Como garantir que o seu negócio continue vendendo no pós Black Friday

Uma boa estratégia para a grande sexta-feira do ano é a que garante resultados no pós Black Friday. Para isso, é necessário desenvolver ações pensando em fidelizar os seus clientes e, assim, garantir que o seu negócio continue vendendo depois da data. 

Que a Black Friday é um dos períodos mais relevantes para o comércio eletrônico — se não o mais —, você já sabe. É pensando nesse dia de liquidação mundial que os varejistas preparam-se antecipadamente com descontos, frete grátis e outros benefícios, para atrair o consumidor e atingir o faturamento desejado. 

Apesar de todo o foco e preparação dedicados exclusivamente a essa data específica, um planejamento bem feito inclui estratégias para manter os resultados desse período depois da Black Friday. 

É preciso pensar a longo prazo

Obter sucesso na Black Friday é mais que apenas atingir o faturamento desejado. É preciso saber se relacionar com o seu cliente para fidelizá-lo após a compra. Um cliente fidelizado é o consumidor que volta a comprar na sua loja e a recomenda para outras pessoas, o que aumenta a credibilidade do seu negócio aos olhos do público e, de quebra, garante vendas após esse período de liquidação. 

Nesse sentido, a Black Friday funciona como um período para captação de clientes, mas é igualmente importante para atrair novos leads e fidelizar quem já é cliente.

Confira abaixo dicas de como aproveitar a data para garantir vendas depois desse período:

Dê atenção ao pós-venda

Se um cliente fez uma compra na sua loja durante a Black Friday, agora você tem os dados dele para comunicação. Nesse sentido, aposte no relacionamento pós-venda: envie um e-mail de agradecimento após a compra, pergunte se está satisfeito com o produto e como foi a experiência de compra na loja.

Uma boa dica é incluir nesse e-mail outros produtos que o cliente também pode gostar — e que realmente façam sentido com a compra feita por ele. Use a segmentação para tentar entender melhor os gostos do usuário e recomendar produtos que realmente despertem interesse a essa pessoa. 

Apostar no lançamento de e-mails sobre promoções, novos produtos e novidades da loja também é interessante para manter a aproximação e a fidelidade do seu cliente.

Incentive a recompra

Conduzir o cliente a comprar novamente pode ser feito de várias maneiras. Uma delas é oferecendo um cupom de desconto para próxima compra, que pode ser enviado junto com o produto, ou no e-mail de agradecimento pós-compra. É importante estipular uma data de vencimento para o desconto.

Além disso, investir no sistema “click & retire” (no caso, compre e retire na loja), ou na troca gratuita diretamente na loja física, fortalece a estratégia omnichannel e atrai o consumidor para o ponto de venda, maximizando as chances de uma nova compra.

Aposte em gatilhos de tempo

Criar um senso de urgência acerca de uma promoção costuma funcionar bastante, principalmente em liquidações como a Black Friday. Por ocorrer apenas uma vez ao ano, os consumidores já têm expectativas prévias e uma chamada que remeta a essa escassez provavelmente levará as pessoas a comprarem mais.

Da mesma forma, prorrogar preços e promoções na Cyber Monday e nos dias seguintes também torna-se algo interessante para o consumidor. Isso ocorre porque perder a Black Friday pode gerar angústia no cliente e a prorrogação de descontos será um diferencial na sua loja: a pessoa pode estar insatisfeita por não ter aproveitado os descontos durante o final de semana, mas ao receber um e-mail da sua loja na segunda, por exemplo, descobrirá que a sua marca ainda está em promoção e vai querer compensar por isso, o que pode desencadear mais compras. 

Desenvolva uma boa comunicação com os seus clientes

Manter um canal de comunicação ativo e aberto com os seus consumidores e clientes é a melhor maneira de criar uma comunidade engajada e interessada nos produtos e/ou serviços da sua marca. Fortalecer esse relacionamento na Black Friday é uma estratégia para gerar mais movimentações e acessos na sua loja e redes sociais, mas é preciso estar envolvido em todas as épocas do ano.

Ser ativo nas redes sociais, e-mail marketing de atração, interações nos stories, campanhas populares e pesquisas de satisfação são ações que devem ser priorizadas no seu negócio para gerar reconhecimento de marca e proximidade com o público. Dessa forma, os clientes se sentirão parte da empresa e entenderão que tem influência nas decisões da sua marca.

Conte com a Arpina Digital

Agora que você já tem as orientações para fazer da Black Friday o período mais rentável do ano para o seu negócio e para manter os resultados depois dessa data, resta colocá-las em prática.

Para isso, você pode contar com a Arpina. Somos especialistas em estratégia para lojas virtuais e marketing digital! Se você deseja inserir o seu negócio no e-commerce ou otimizar processos para que sua loja virtual venda mais, entre em contato conosco: estamos presentes no Instagram, Facebook e LinkedIn.

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