Receba por email

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades do blog.

17 de Julho de 2019

Vídeos para redes sociais: comece já!

Os avanços tecnológicos nos trouxeram diversas mudanças e inúmeras facilidades. A invenção do telefone celular foi uma delas e as redes sociais, nova forma de se relacionar em sociedade, vêm sendo amplamente explorada também para negócios.

Nós já falamos aqui sobre a importância de investir em conteúdo de qualidade para as redes sociais da sua empresa e o quanto seu posicionamento pode ser convertido em vendas, novos clientes e imagem de marca.

Nesse artigo falaremos sobre uma tática de divulgação e engajamento que está bastante em alta: vídeos para redes sociais. Para trazer mais consistência ao assunto, conversamos com o youtuber Matheus Cantizani de Balneário Camboriú que, desde 2015 utiliza seu canal e suas redes sociais para inspirar pessoas abordando conteúdos variados de seu cotidiano. Confira!

Por que uma empresa deveria começar a investir em vídeos para redes sociais?

Vamos colocar um livro de 30 páginas e um vídeo de 1 hora lado a lado. Ambos contêm as mesmas informações e a mesma quantidade de palavras. Com qual deles você iria preferir se informar sobre o assunto? 

A maior parte da população brasileira escolheria o vídeo, pois estes despertam mais atenção, são mais dinâmicos e repassam as informações mais rapidamente e de forma mais prática, além de criar uma identificação com o espectador. 

Cantizani, como é conhecido nas redes sociais, avalia que pessoas se conectam com pessoas e os vídeos proporcionam uma interação maior da marca com quem o está assistindo. Essa familiaridade entre ambos se dá por meio dos gestos, expressões e a própria fala em si transforma o representante da empresa em alguém muito mais próximo, quase um amigo, o que aumenta a percepção de confiança na marca.

Além disso, um vídeo bem planejado pode ser uma excelente estratégia de marketing visual, e é uma ótima forma de convencer as pessoas a parar para ouvir o que sua empresa tem a dizer.

Quais são as vantagens? Realmente dá resultado?

A verdade é que hoje em dia consumimos tudo de forma muito rápida, incluindo informações. É preciso ter uma boa estratégia para captar a atenção do espectador. 

Além das vantagens que citamos acima, vídeos para redes sociais costumam ser mais didáticos, atingindo praticamente todas a idades e níveis de escolaridade. A apresentação de conteúdo em vídeo pode ser explorada de diversas formas além de contribuir para um SEO de qualidade, pois, quando o nível de engajamento cresce, o índice da sua empresa também cresce, aumentando as chances de aparecer no mecanismo de busca. 

Mas será que dá resultado? Cantizani afirma: Dá sim! Além do SEO, as pessoas passam a se relacionar com você e percebem que você não é um “robozinho” mas sim um ser humano como qualquer outro, isso faz com que elas sintam essa proximidade e passem a cultivar esse relacionamento com muito mais cuidado e carinho.

Quais são os tipos de vídeo que mais atraem a atenção do público?

Cantizani aponta que para atrair realmente a atenção da audiência os vídeos curtos e com som, que durem em média de 15 a 30 segundos, são a melhor opção, sejam eles stories ou posts diretos na timeline.

Já com relação às métricas, os vídeos mais curtos aumentam consideravelmente o desejo da pessoa de assisti-los. A partir do momento em que ela descobre que vai ser rápido, as chances dela decidir parar e assistir são muito maiores. Agora, para que ela assista até o final é preciso um pouquinho mais de empenho.

Quais  tipos de conteúdo proporcionam mais engajamento do público?

No caso do Cantizani, ele aborda em seus vídeos para redes sociais temas com tom inspirador de caráter positivo, pois acredita que as informações negativas aparecem o tempo todo sem que precisemos procurar. Como o consumo das redes sociais é muito rápido, ele busca em seus vídeos trazer um pouco de luz e reflexão para quem se dispõe a ouvi-lo.

Então ele recomenda: fale a verdade! Não tem cliente que volte se perceber que você está mentindo. Seja autêntico e nada de cópias. Explore temas que as pessoas não estejam acostumadas a ouvir, assuntos que elas tenham dúvidas ou tenham curiosidade. Mostre o processo produtivo de seus produtos, exponha os bastidores, seja claro e o mais direto possível. Você acredita no seu negócio, certo? Faça as pessoas acreditarem também.

Então, provocar mudança na vida das pessoas é o conteúdo que combina com o Matheus. E para sua empresa, quais conteúdos têm a sua cara e podem ser de interesse do público?

Dicas para quem está começando.

Ninguém nasce profissional. Hoje o Matheus Cantizani trabalha em uma produtora de vídeo, mas nem sempre foi assim. Para ele o importante é começar com os recursos que você tem à mão, não precisa esperar para comprar um super equipamento, pegue seu celular e comece agora mesmo. O Youtube está aí para ensinar um montão de coisas.

Ele ainda indica os apps para edição de vídeo pelo celular:

VideoLeap

Vue

– iMovie para quem tem iPhone.

Fazer bom uso das tecnologias à disposição, unir todo o conhecimento que só você tem da sua marca e uma pitada de criatividade, podem e vão fazer a diferença nos canais da sua empresa.

Curtiu nosso artigo? Agora é o momento de você colocar todas essas dicas em prática. Até a próxima!

Lais Bellmax

Marketing

[email protected]

Vídeos para redes sociais: comece já!
5 (100%) 2 votes

Autor

Lais Bellmax

Categorias

Dicas

Compartilhe

Facebook Twitter linkedin