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29 de Julho de 2019

Vantagens do e-mail marketing para sua estratégia digital

Pode ser difícil de acreditar, mas o primeiro e-mail do mundo foi enviado em 1971, quando as pessoas ainda não tinham a menor ideia do quanto essa caixinha de texto se tornaria algo vital para o desenvolvimento da sociedade em rede. 

O e-mail marketing, ou deveria dizer, spam marketing, foi enviado em 1978 por Gary Thuerk que teve a ideia de enviar um e-mail para um grupo de 400 pessoas tentando vender um computador. Hoje sabemos que ele havia enviado o primeiro e-mail marketing, mas na verdade ele ficou conhecido na época como o criador do spam, pois as mensagens iam direto para o lixo. 

Por que usar o e-mail marketing?

Embora o e-mail marketing tenha sido associado por muito tempo a seu uso promocional e comercial, ele pode ser utilizado para diversos outros fins, sendo uma poderosa ferramenta de marketing digital

Nos dias de hoje, o e-mail marketing se tornou um meio de conquistar uma audiência mais atenta e engajada com a marca, pois proporciona contato direto e a longo prazo com os clientes. Pode-se dizer que esse contato é a forma ideal de entregar ao target conteúdos exclusivos, visto que foi ele mesmo quem desejou se cadastrar para receber atualizações e informações sobre a sua marca. Afinal de contas, quando uma pessoa permite que uma empresa envie e-mails de forma pessoal, está demonstrando interesse em fazer parte daquele mundo.

Tendo em vista essas informações, o e-mail marketing acaba sendo uma excelente ferramenta para sua loja virtual, pois gera relacionamento com leads e clientes, mantendo contato atualizado, enviando novidades semanais ou quinzenais, promoções em primeira mão, e até ações esporádicas como descontos em compras a partir de determinado valor ou frete grátis.

Além disso, o e-mail marketing, por ser um contato direto com a caixa de entrada do cliente, é um poderoso instrumento para educá-los, de forma a levar até eles informações relevantes sobre os mais variados temas de seu e-commerce, identidade e perfil da empresa, bem como instruí-los acerca das políticas da marca. Essa ferramenta também é uma ótima fonte de engajamento com os leads, que passam a enxergar a marca de forma mais próxima, estreitando os laços do relacionamento.

Quais as vantagens?

Há alguns anos, empresas dos mais variados setores utilizavam as ligações por telefone para manter seus clientes informados ou oferecer alguns produtos ou serviços, por ser um canal de comunicação cujo contato era rápido e prático. O objetivo do e-mail marketing é funcionar da mesma maneira, com a diferença de que não interrompe o cliente em seus afazeres e está à disposição para leitura quando este estiver disponível para receber aquelas informações.

O e-mail marketing também disponibiliza métricas de abertura de mensagem e acesso ao site por meio dela, número de cliques e também é possível receber alertas de erros. Toda a mensagem pode ser personalizada com texto e imagem à escolha voltados a impactar o target e chamar sua atenção para o conteúdo. Além disso, essa é uma ferramenta de baixo custo que pode ter seu alcance aumentado conforme cresce a base de leads e assinantes da newsletter.

Como fazer?

A partir do momento em que o cliente se cadastrou no site e afirmou que deseja receber novidades por e-mail, este se torna o canal de maior contato com ele. Para manter esse interesse é preciso caprichar no conteúdo, que pode ir desde avisos de atualização do blog e convites para eventos a ofertas exclusivas no site. 

Para que sua estratégia seja assertiva, é preciso, contudo, tomar alguns cuidados. Para ter certeza de que seu cliente irá abrir o e-mail é importante que o conteúdo esteja bem alocado no template o qual deve conter imagens e texto. Enviar apenas imagens não é aconselhado, assim como apenas texto, a mistura harmônica dos dois é o ideal, por isso ter um profissional especializado que realize essa união corretamente é essencial para tornar o e-mail realmente eficaz.

Não exagerar na quantidade de posts é outra dica valiosa, afinal, não é porque o cliente assinou a newsletter que deseja recebê-la todos os dias. Um e-mail por semana ou quinzenalmente é o ideal. Vale lembrar que você deve deixar no final do e-mail uma opção de descadastro da newsletter, para que o lead se sinta livre para não receber mais notificações se assim o desejar.

A Arpina desenvolve estratégias de e-mail marketing desde sua criação e conta com diversos cases de sucesso. Você pode conferir clicando aqui.

Lais Bellmax

Marketing

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Lais Bellmax

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