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08 de Maio de 2019

Use as atualizações do Instagram ao seu favor

Conheça alguns benefícios que seu negócio pode ter com as novas mudanças da rede social.

No dia 30 de abril, foi anunciada algumas mudanças não só no Instagram, mas também WhatsApp e Facebook, durante a conferência F8 (conferência anual realizada pelo Facebook que acontece em São Francisco, na Califórnia).

E o que deixou muita gente intrigada e dividiu opiniões foi a novidade bombástica anunciada pelo Mark Zuckerberg: o fim das curtidas em fotos e vídeos, isto é, apenas os donos da conta poderão ver o número em seu perfil (importante ressaltar essa informação).

Mas, com certeza você já leu milhares de postagens sobre a polêmica mudança do Instagram, além das outras novidades importantes que foram anunciadas na conferência. Porém, já parou para pensar nos benefícios que essas mudanças poderão ter nos seus negócios?

Vamos lá, agora é o momento de ver as vantagens e tirar o melhor proveito para o seu empreendimento. Lembrando que, ainda não tem data certa para implantarem essa mudança, tanto lá fora, quanto aqui no Brasil.

Foco no conteúdo

É muito importante as empresas focarem sempre no conteúdo das suas postagens O que você tem a oferecer? Qual a mensagem que você quer passar? Como você quer ser visto para seus clientes? Quais os benefícios do seu produto ou serviço? Esse é o principal objetivo que a empresa precisa focar e não nos likes de uma postagem.

Com essa mudança, a popularidade fica de lado, dando lugar aos benefícios do seu produto, marca ou serviço, o que muitas vezes fica esquecido pelo fator “likes”. Atualmente muitas empresas estão preocupadas em quantas curtidas seu post vai gerar, se vai chegar ao patamar da concorrente nesse quesito. Esqueça! Lembre-se, quanto mais engajar seu cliente, mais ele ficará curioso com sua empresa e despertará o interesse em conhecê-lo. Dica: Sua empresa será beneficiada pois tem um enorme potencial no segmento e com certeza ganhará mais destaque 😉

Concorrência

Você pode não saber, mas muitos empreendedores ficam frustrados e acabam desistindo do negócio nas redes sociais por causa da “popularidade” do concorrente. E acabam até se esquecendo que a concorrente pode existir há muito mais tempo que o seu novo negócio.

Você pode achar que isso só acontece com perfis pessoais né? Engano seu.  

Como mencionado no primeiro item, o “like” é o que mais desperta atenção na rede social, mas não é o fator que realmente vai gerar vendas. Você pode ter milhares de seguidores, mas de nada vai adiantar se não for o público alvo, ou se esses usuários adoraram a publicação e deram o seu coraçãozinho vermelho, simplesmente por ser uma postagem legal, nada mais.

O que chama atenção do cliente de fato, é o que a empresa tem a oferecer. Muitos dos likes que o concorrente ganha variam, como por exemplo:

  • Tempo que a empresa existe, ou a rede social deles.
  • Quanto tempo a marca vem trabalhando em cima de novos seguidores e clientes.
  • Plataformas de gerenciamento de instagram – aqueles que seguem e deixam de seguir, interagindo com os usuários automaticamente.
  • E o pior, quantos desses seguidores são usuários fakes (antes da criação de plataformas seguras que gerenciam as redes sociais, era bem comum a criação de usuários fakes para gerar mais popularidade na rede).

O pior é que, com essa métrica de curtidas, a empresa esquece do diferencial da sua empresa ou marca com a do concorrente e acaba realizando estratégias parecidas com as deles, que pode não dar certo para o seu negócio, saiba.

Invista no seu público alvo, faça uma boa estratégia de marketing e captação de clientes (quem sabe, investir, se possível, em uma agência de publicidade?), utilize os recursos necessários ao seu favor e com certeza, você esquecerá do antigo método (e não certeiro) “like” e com ela, essa pressão desnecessária pela popularidade.Dica: O mais legal dessa mudança, é finalmente postagens que você acha mais autêntico, que mostram de fato o valor da sua empresa e não se vai atrair likes. Postagens que te motivam, motivam o próximo. 😉

Compras e pagamento pelo Instagram

Outra novidade muito legal, principalmente para quem vende pelas redes sociais, é que o cliente poderá comprar e realizar o pagamento direto pelo Instagram. Essa função contará com uma aba de shopping na rede social, para que seja mais fácil comprar produtos e serviços, E o mais importante, esse recurso aumentará as regiões que aceitam pagamento direto no aplicativo do instagram.

Outra vantagem desse recurso, é que a função possibilitará comprar direto de perfis dos influenciadores da rede social que fazem a propaganda do seu produto ou serviço. Ou seja, esse é o momento de investir em parcerias para expandir seu negócio, possibilitando que a sua marca seja vista para diversos públicos e regiões.

Claro que essa parceria com influenciadores da rede social já existe, mas com o recurso, assim que o usuário ver o produto, ele já pode clicar em cima da foto e adquirir. E não todo o percurso de ser redirecionado para a página e fazer todo o processo de compra já usado hoje.

O mais legal é que, com essa mudança de estratégia do Instagram, como dos likes, por exemplo, e a nova função de compras, a sua empresa pode contratar a parceria ideal para o seu projeto. A empresa deixa de ver somente o quão popular é o influenciador e prestar mais atenção nos valores do parceiro, se são compatíveis com os valores do seu negócio, por exemplo.

Poderá analisar as fotos e vídeos dos influenciadores que possuem valores alinhados com a empresa, a mensagem que ele passa, se esta vai de acordo com a política da empresa. Quando os ideias batem, as chances de alcançar resultados extremamente positivos, são maiores. Agora que você já conferiu os benefícios, e com certeza ficou mais aliviado, é hora de focar no planejamento certo da sua empresa, focando sempre no seu público alvo, diferencial, e sem dúvidas no conteúdo e mensagem que de fato a empresa quer passar.   😊

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Paloma Melzzi

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Paloma Melzzi

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