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24 de Agosto de 2018

Relatório de E-mail Marketing - O Que Preciso Saber?

Você iniciou seus trabalhos com e-mail marketing há pouco tempo, leu nosso post sobre 5 boas práticas de E-mail Marketing valiosas para quem está começando, criou seus templates durante um ou dois meses, e agora seu cliente está cobrando resultados!

 

Fique calmo, este e-mail é exatamente para você. 😄

Para quem e como apresentar meu relatório?

Como falei, você já tem um cliente e ele está sedento por resultados, você, como “expert” nos rolês de e-mail deve apresentar seu relatório da forma mais simples e intuitiva possível, isso porque seu pagante não tem conhecimento técnico no assunto e precisará entender se está ou não dando certo suas estratégias. É importante ter um relatório mais completo e com todas as métricas que puder absorver, no meio de uma reunião seu cliente poderá questionar certos métodos e você estará preparado para atacar!

 

Seu cliente espera os melhores resultados, sempre!

“Show me results, Baby!”

Seu cliente quer ver os resultados, geralmente espera o MELHOR “but” no começo dos disparos não é tão comum, isso se tratando de disparos orgânicos, aqueles em que você programa o template para ser enviado em determinada data. Outros métodos de disparos que envolvem inbound marketing ou recuperação de carrinho costumam agradar mais os olhos. Mas vamos lidar com disparos orgânicos por enquanto!

Desenvolva estratégias para engajar sua lista de contatos opt-in, estude o público alvo de seu cliente e realize disparos na função de questionar que tipo de produto o contato tem interesse.

Por exemplo: seu cliente possui uma garagem que vende diversas marcas de carros e motos, envie e-mails específicos sobre motos, os contatos na lista que possuem interesse vão clicar no template, crie pequenas listas com eles para realizar envíos específicos sobre motos, assim você conseguirá aumentar o número de disparos e consequentemente engajar mais sua lista. Realize o mesmo processo com os carros e vá desenvolvendo ainda mais esta estratégia até chegar nas marcas, e assim por diante…  

Mostre essas estratégias para o seu cliente, isso irá aliviar os resultados não tão satisfatórios no início dos trabalhos, e mostrará que você está preparado para fazer o e-mail marketing bombar!

 

Onde obter os dados para compor meu relatório?

Se você já está enviando belíssimos e-mails, muito provavelmente possua um disparador de e-mail marketing, existem vários no mercado, pagos e gratuitos, encontre o que melhor se adéqua a sua empresa ou agência, vou deixar alguns links de disparadores bons abaixo:

akna.com

dinamize.com.br

mailchimp.com

 

Existem duas etapas para a criação do relatório, antes do clique e depois do clique.

Antes do clique

Antes do contato clicar no e-mail e comprar ou visitar o site, ele precisa ser convencido de abrir, ler e clicar no seu template!

Primeiro seu assunto de e-mail precisa ser atrativo o suficiente para o contato abrir sua mensagem. Veja a quarta dica nas 5 boas práticas de e-mail marketing.

 

Parece besteira, mas sim, o contato precisa ser convencido de ler o seu template de e-mail marketing. Os contatos que não se sentirem atraídos pelos primeiros 600px de altura não irão rolar a página para baixo e clicar no seu CTA. Atente-se a este detalhe e tente neste primeiro trecho informar o contato do que se trata o restante do e-mail, crie um gatilho!

 

O contato abriu seu e-mail, rolou para bara baixo… e agora?

 

Se você criou um CTA, sucesso meu consagrado! O conteúdo do seu e-mail deve entregar o que o público quer ver, porém deixando uma pontinha de curiosidade ou algum apelo para que cliquem em seu CTA.

 

Agora que você entende as três etapas de convencimento do lead, vou listar todas as métricas “Antes do Clique” que são essenciais em um relatório:

Assunto

Será o primeiro contato com o seu lead, crie gatilhos para levá-lo a abrir a mensagem.

Data do Disparo

É a data que seu post será disparado, crie planejamentos para os meses seguintes e apresente ao seu cliente.

Hora do Disparo

Assim como a data, mantenha sempre o horário dos disparos no seu relatório, o público alvo do seu cliente apresentará um padrão de abertura em determinados horários, fique esperto!

Entregues

Os e-mail que chegar na caixa de entrada do contato será contabilizado como um entregue. Com entra métrica será possível visualizar o crescimento de sua base de contatos.

Abertos

Essa métrica será responsável por contabilizar os contatos que leram o assunto e abriram a mensagem. Mantenha sempre em seu relatório!

Cliques

Seu contato leu o assunto, abriu a mensagem e foi convencido a clicar no e-mail, esta métrica será responsável por contabilizar todos os cliques nos CTA’s.  

Descadastros

Eu sei que você arrasa no e-mail e acha que está tudo lindo e maravilhoso, porém, no meio do caminho algumas pessoas poderão se descadastrar na sua lista e se tornarão opt-out. Mantenha a função de “motivo” para saber o motivo do descadastro.

 

Essas são as métricas antes do clique que cujo mais importante e que seu cliente precisa saber, as métricas de “Depois do Clique” serão ações realizadas no site, o que o contato fez quando chegou no seu destino: Se cadastrou, comprou, navegou no site… Mas isso é assunto para outro post!

 

Espero que com essas dicas você arrase na primeira reunião com o cliente! Deixe suas dúvidas e sugestões para o próximo post, abraço. 😃

Relatório de E-mail Marketing – O Que Preciso Saber?
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Autor

Jose Augusto

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