Receba por email

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades do blog.

19 de Fevereiro de 2019

Produção de conteúdo para redes sociais!

Com o grande boom das redes sociais, cada vez mais precisamos focar em um conteúdo relevante e atrativo para seus canais de comunicação com o cliente. O que é publicado no Instagram da sua marca diz muito sobre a identidade e o que você como empresa quer passar nas suas redes.

Confira abaixo algumas dicas de como a produção de conteúdo com planejamento é essencial para o seu negócio!

Planejar é TUDO!

Planeje sua estratégia de acordo com o foco das suas campanhas. Aqui na Arpina nos reunimos quinzenalmente (atendimento, planejamento, conteúdo e mídia) para definir qual o melhor método para aquele cliente e quais datas devemos focar no próximo mês. Por exemplo, dia do consumidor (15 de março), quais ações os clientes iriam engajar: descontos, brindes, frete grátis? Alinhamos o que acreditamos fazer sentido com o segmento do cliente e planejamos a ação para alcançar o resultado.

Estruturar público-alvo e persona

Qual a diferença e o que isso implica na minha empresa? Pois bem, essa é uma dúvida muito recorrente quando falamos de mercado.  

Segundo a Rock Content, público-alvo nada mais é que a definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir o seu produto, por isso algumas informações devem ser destacadas, tais como:

  • estado civil;
  • formação;
  • gênero;
  • hábitos de compra;
  • idade;
  • profissão; e
  • região do país.

Já a persona, é o personagem ou perfil fictício do cliente ideal de uma empresa. Ou seja, é necessário abordar mais detalhes para criar empatia e uma segmentação mais voltada para sua equipe de marketing com o cliente. Sendo assim, para definir sua persona é quase obrigatório responder os seguintes tópicos:

  • nome fictício, idade, onde mora;
  • profissão, formação;
  • motivações;
  • barreiras;
  • coisas que ela ouve de outras pessoas;
  • como ela se informa;
  • objetivos;
  • valores;

Esse tópico é apenas para reforçar a importância de saber para quem você está comunicando. Em breve teremos outro artigo explicando com mais detalhes como estruturar a sua persona e o seu público-alvo.

 

Referências

Para quem trabalha com criatividade, essa palavra é dita algumas vezes por dia em uma agência – referências. Eu por exemplo, antes de começar o conteúdo de algum cliente sempre pesquiso concorrência, tendências (blogs, vídeos, artigos), redes sociais que englobam o mesmo o assunto e faço uma imersão para entender o que a empresa quer realmente passar para os seus clientes ou futuros clientes.


Hora de produzir o conteúdo!

Essa é a parte primordial para o conteúdo que você tanto planejou sair do papel e ser um sucesso. E lamento te informar, que nessa etapa você irá precisar MUITO do seu cliente.Como assim? Deixa que eu te explico.

Outro exemplo, um ecommerce de moda feminina. Seja qual for a finalidade do conteúdo, aqui você precisará de material para produzir e é importantíssimo que o seu cliente esteja ciente disso para o engajamento da marca nas redes sociais.

Cada vez mais o público quer post com menos layout e mais humanizado. Tá, e como eu faço para o meu cliente produzir a imagem que eu preciso? Monte um moodboard com as suas referências de imagens, ajude se ele estiver com dificuldade de entender e seja proativo(a). O sucesso do seu cliente, é o seu sucesso também. Alô reconhecimento, case de sucesso e portfólio.

Mídia = NECESSÁRIO!

Destacar-se no meio online organicamente é quase impossível. Por isso a importância de ter uma agência de marketing digital que cuide desse tópico para você. Afinal, são profissionais especializados que vivem isso todos os dias e claro, estão de olho nas métricas e principalmente nos RESULTADOS.

Por fim, produza conteúdos atuais e relevantes! 🙂

Pesquise, seja antenado(a), curioso(a), faminto por conhecimento, como dizia Steve Jobs “stay hungry, stay foolish”.

Espero que eu tenha te ajudado,


Curtiu esse post sobre produção de conteúdo para redes sociais? Confira nossos outros artigos.

Lais Bellmax

Marketing

[email protected]

Produção de conteúdo para redes sociais!
5 (100%) 5 votes

Autor

Lais Bellmax

Compartilhe

Facebook Twitter linkedin