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06 de Novembro de 2018

Planejamento para a Black Friday: 5 dicas essenciais!

A Black Friday é a principal data para o comércio eletrônico, pois além das marcas conseguirem eliminar o estoque de produtos que está parado com descontos e ainda lucrar, é possível conquistar novos clientes.

Sabendo disso, como está o seu planejamento para essa data?

Nós, aqui da Arpina, começamos a planejar as ações de Black Friday há 3 meses atrás, no final de Agosto, porque existem diversos pontos que precisam ser revistos para ter sucesso de vendas nesta data.

Separamos algumas dicas essenciais que fazem parte desse planejamento e que podem ajudar você nessa Black Friday.

Captação de leads

Na maioria dos casos, empresas que estão iniciando no e-commerce não possuem um histórico de clientes ou volume alto de visitas diárias no site. Dessa forma, a captação de leads é uma estratégia que pode ajudar nas vendas de Black Friday.

Um lead é uma pessoa que demonstra interesse no produto que você oferece, ou seja, possui tendência a comprar da sua marca quando estimulado da maneira certa, como o envio de um e-mail marketing com promoções ou novidades, por exemplo.

Antes da Black Friday, faça esse trabalho de captar leads (nome e e-mail) do maior número de pessoas que conseguir, pois isso vai ajudar você na sexta-feira mais esperada do ano.

Além das vendas que você pode fazer na Black Friday, esses leads podem ser utilizado em outras estratégias após isso, pois são de pessoas que demonstraram interesse no que você oferece, certo?

Mix de produtos e descontos

Seleção de produtos e descontos é um dos principais pontos para a ação de Black Friday, por isso é importante que você comece a selecionar os produtos e calcular os descontos o quanto antes.

Afinal, a concorrência para esse dia é muito alta por esse motivo é necessário ter um diferencial competitivo, seja ele no desconto, método de pagamento ou no produto em si.

Se sua loja está com estoque alto de determinadas peças, sejam elas de coleções passadas ou de baixo giro, aproveite essa data para promover esses itens, oferecendo um desconto mais agressivo. Isso servirá como um chamariz para os demais produtos do seu ecommerce, potencializando novas vendas.

Uma estratégia que também pode ser levada em consideração é selecionar os produtos com mais saída, ou seja, os favoritos dos clientes, isso pode estimular a recompra.

Movimente suas Redes Sociais

O calendário de campanha, assim como suas redes sociais, devem estar muito bem alinhadas com a sua equipe de marketing ou empresa contratada para este serviço, pois você irá precisar desse canais para divulgar a sua Black Friday.

Mas lembre-se, todo o conteúdo, escrito ou visual, deve comunicar com a temática definida pela sua empresa na Black Friday.

Caso você tenha dificuldade no planejamento desses conteúdos, sugerimos que você faça um calendário de campanha. Nele você irá deixar registrado tudo que irá fazer no planejamento pré, durante e pós Black Friday, ou seja, quantas postagens serão feitas, quantos e-mails marketing serão disparados, assim como as ações de mídia online e banners no site.

É necessário ter muita sintonia e atenção da equipe nessas ações, para que não ocorram falhas nas postagens, como produtos já esgotados, por exemplo.

Seja proativo no atendimento

Tenha o atendimento como o seu principal aliado, pois o cliente sempre irá lembrar da sua marca se for bem atendido.

Na Black Friday, tenha uma pessoa de plantão para responder mensagens, seja por meio do chat online, whatsapp, inbox no Facebook, ou direct no Instagram, e claro os e-mails. É super importante que todos da equipe estejam a par de todas as promoções que estarão rolando, para evitar equívocos nas informações.

Uma dica que pode ser muito relevante para o seu negócio é humanizar as redes sociais, principalmente o Stories do Instagram. Essa estratégia transmite confiança para os clientes.

Você pode estar selecionando produtos chaves e falar sobre os seus atributos, e com isso causar senso de urgência nos clientes, informando que aqueles produtos terão descontos exclusivos na Black Friday, que são limitados, entre outros argumentos.

Otimize o seu site

Por último e não menos importante, a dica que deixo para vocês é referente a otimização do site. É preciso que sua loja online esteja impecável para a data mais esperada do comércio eletrônico.

Para que isso aconteça, revise todas as páginas, tenha uma boa descrição de produtos, uma imagem fiel ao produto, pois só assim o seu cliente terá uma boa experiência ao navegar pelo site.

Se for o caso, entre em contato com o suporte do seu site e peça para que todas as atualizações sejam realizadas o quanto antes para que não ocorram problemas no dia.

Além desses pontos é necessário ter um checkout fácil e prático. Nada de enrolação na finalização da compra né?! É nessa etapa que muitas vezes os clientes abandonam o carrinho, então não deixe que isso aconteça com sua loja!

Faltam poucos dias!

Espero que você tenha gostado das dicas e que possa aproveitar todas elas para obter bons resultados na Black Friday desse ano. Essa data é muito importante e você pode se surpreender com as vendas neste dia, basta ter foco, dedicação e botar a mão na massa. E aí bora encarar esse desafio e vender muito?

Se ficou com alguma dúvida entre em contato conosco, ficaremos muito felizes em poder te ajudar/auxiliar.

Ludimila Cruz

Atendimento e Planejamento

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Ludimila Cruz

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