Receba por email

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades do blog.

13 de Agosto de 2018

O que são os Microinfluenciadores?

Se você tem uma marca e busca atingir seu público sempre de uma maneira diferente, certamente já deve ter pensando em trabalhar com influenciadores. Inclusive, já escrevi um conteúdo aqui no blog ensinando como escolher o influenciador ideal.

 

Mas você sabe o que são os microinfluenciadores?

 

Apesar do nome similar, os microinfluenciadores ajudam marcas a se conectarem com seus públicos de maneira mais assertiva, autêntica e barata.

 

Quem são os Microinfluenciadores?

Os micro influenciadores são uma categoria de formadores de opinião diferente dos grandes influenciadores, considerados hoje em dia personalidades da mídia e celebridades.

Os micro, possuem até 100 mil seguidores nas redes sociais, são especialistas em falar sobre um determinado assunto e, em decorrência disso, possuem uma audiência altamente engajada.

Entenda a diferença de maneira mais clara na imagem abaixo:

Apesar de terem milhões de seguidores, as celebridades são muitas vezes ineficazes na entrega de mensagens, isso porque não possuem uma audiência segmentada e engajada, diferente dos micro influenciadores.

Além disso, os micro influenciadores são mais baratos para contratar, negociando facilmente exposição por permutas, kits de produtos ou experiências que as marcas proporcionam.

Se analisarmos números de pesquisas, cerca de 92% dos consumidores consideram o micro-influenciador mais confiável, sendo 82% dos consumidores mais suscetíveis a acreditarem nas recomendações de micro-influenciadores.

 

Por que eles estão em alta?

Assim como nós, os consumidores também estão em constante evolução. Cada vez mais atentos, agora eles conseguem identificar e automaticamente bloquear qualquer conteúdo interessante que tenha qualquer vestígio de ser uma propaganda.

Para você ter uma ideia, segundo pesquisa do IAB (2017), 47% dos usuários da internet utilizam algum tipo de ad blocker, evitando assim ser impactado por qualquer anúncio.

Outra pesquisa da Forrester (2016), indica que 86% dos consumidores possuem o perfil de Banner Blindness, ou seja, eles simplesmente ignoram qualquer banner ou anúncio ao serem impactados.

Not Interested
Com informações como essas, começa a ficar mais fácil entender porque muitas vezes não conseguimos impactar nosso público-alvo, mesmo tendo uma mídia bem segmentada e conteúdos de alto valor, não é?

E como fazer para atingir essa grande parcela de pessoas? Acredito que você já tenha descoberto uma das alternativas.

 

Como encontrar os microinfluenciadores?

Se você tem uma marca e está pensando em divulgá-la usando o poder do marketing de influência, aposte nos microinfluenciadores.

Comece buscando na sua cidade ou região pessoas que possuem uma audiência consistente nas redes sociais e que tenham ligação com a proposta de valor que a sua marca possui.

Search Hacking GIF

Não vou iludir você dizendo que é um trabalho fácil, pois irá demandar muita dedicação e pesquisa, mas posso garantir que irá trazer excelentes resultados.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou precise de alguma ajuda, deixe um comentário. Vou adorar poder conversar com você. Até a próxima!

 

Joelson Schmitt

Analista de Mídia Online

[email protected]

O que são os Microinfluenciadores?
5 (100%) 7 votes

Autor

Joelson Schmitt

Compartilhe

Facebook Twitter linkedin