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23 de Março de 2017

Minha empresa precisa de um novo site: o que é importante se preocupar?

Um site é a vitrine do seu negócio. Nele você consegue exibir os seus produtos, interagir com o se público e acompanhar os caminhos que percorrem, obtendo as informações em tempo real e garantindo que o seu objetivo seja alcançado com precisão.

Um site para oferecer uma boa experiência ao usuário deve ter algumas destas características listadas abaixo:

Responsivo

Site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc).

Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para mostrar as coisas principais em primeiro lugar.

Um fator importante também é que o Google avalia é a compatibilidade de um site com dispositivos móveis ele se torna um fator de classificação nos resultados de buscas do Google. Hoje é fundamental que o seu site seja responsivo pela pela boa experiência de navegação do usuário  e também para ficar adequado aos buscadores e aumentar a relevância.

Site limpo e rápido

Imagine que você vá a uma loja e o vendedor pede para você esperar. Você espera 5, 10 minutos e nada de ser atendido. É muito provável que você desista de comprar naquela loja e vá para o concorrente. Com seu site é a mesma coisa, com a diferença que se seu site não carregar em questão de poucos segundos, o visitante vai desistir de entrar na sua página e vai para seu concorrente.

A vantagem de ter um site rápido não se resume aos clientes mais satisfeitos. O Google também passou a avaliar a velocidade de carregamento dos sites como mais uma das métricas de ranqueamento. Ou seja, para aparecer bem posicionado no Google, você também precisa se preocupar em ter um site rápido.

Quanto mais limpo o visual e quanto melhor distribuído ele for, maior será o tempo em que o usuário ficará navegando no seu site.

O resultado é uma experiência melhor para os visitantes e compradores on-line, com interfaces mais limpas,textos de fácil leitura e interfaces simples e rápidas.

Ambiente Seguro

Podemos dividir o ambiente seguro de um site em três níveis fundamentais:

Certificação Digital

O primeiro passo seria ter um certificado digital SSL, que irá garantir a autenticidade do site e que também a troca de informações entre você e o consumidor seja criptografada.

Ou seja, as informações serão embaralhadas entre o consumidor e sua empresa, de forma que ninguém tenha acesso ao conteúdo, seja ele qual for. O SSL é uma norma obrigatória das operadoras de cartão de crédito para qualquer empresa que tenha pagamentos online.

Blindagem de sites

Como segundo nível de segurança, existem os sistemas anti malware e de análise de vulnerabilidades. Por que você precisaria de um desses? Porque existem muitos tipos de vulnerabilidades e não saber se você tem ou não alguma, pode deixar seu ambiente suscetível a ataques ou exploração de falhas que permitem roubo de dados. Um scan de vulnerabilidades vai avaliar o site e o servidor onde ele está hospedado, informando todas as vulnerabilidades existentes e os meios de correção.  

Bloqueio de Ataques (WAF)

Como terceiro nível de segurança, existem os sistemas WAF (Web Application Firewall), que são um complemento ao scan de vulnerabilidade. Enquanto o scan te mostra o que está errado e como corrigir, o WAF bloqueia em tempo real qualquer tipo de ataque, mesmo que existam vulnerabilidades. Além disso, ainda apoia em estratégias de marketing, pois tem a vantagem de mostrar apenas os acessos legítimos, ou seja, de humanos. Também monitora de onde as pessoas acessam o site, qual o navegador mais utilizado e proporciona uma experiência de navegação muito mais rápida para o consumidor, já que funciona através de cache de dados e de CDN, garantindo que o website não saia do ar.

Checkout transparente

E se seu site for voltado para ecommerce este é um item importantíssimo a parte do Checkout que significa “saída”, no ecommerce significa a finalização da compra, ou seja, do pagamento do pedido. O objetivo de qualquer loja virtual é aumentar a sua taxa de conversão, tendo assim um número de vendas significativo em relação aos usuários que acessam a loja e o checkout se torna um dos grandes responsáveis em diminuir ou aumentar este número.

Uma página com checkout complicado é responsável pelo grande número de desistências das compras em lojas virtuais. Se fizermos as contas, no final do mês é uma parcela que faz bastante diferença nos resultados.

Quanto mais simples o processo de compra, maior será a sua chance de vendas.

Um site próprio é parte basilar para uma estratégia de Marketing Digital com foco em resultados. É o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para sua base e auxiliar em diversos fatores, como ser encontrado, ganhar autoridade no mercado, expandir o negócio, vender seus produtos ou se relacionar com a audiência.
Se o seu negócio ainda não possui um site ou precisa se atualizar, não perca tempo e comece já a planejar a criação.

Tanara Fernandes

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Autor

Tanara Fernandes

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