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12 de Novembro de 2019

Métricas de vaidade: cuidado!

Quem nunca abriu alguma rede social e ficou com o olho brilhando ao ver várias curtidas e visualizações em uma publicação? Em perfis profissionais, as métricas de vaidade podem confundir a estratégia de marketing digital e entregar resultados diferentes do esperado. 

Como assim? Calma! Vamos explicar todos os detalhes. Vem com a gente!

O que são métricas de vaidade?

As métricas de vaidade são todas aquelas que não ajudam a tomar decisão nenhuma. Isso porque estas métricas servem apenas para inflar o ego e não demonstram de verdade se a estratégia de Marketing Digital está funcionando, se gerou vendas ou novas oportunidades de se comunicar com o cliente. 

As principais métricas de vaidade são:

  • Likes
  • Visualizações
  • Compartilhamentos
  • Download de aplicativo
  • Seguidores
  • Taxa de cliques no site
  • Qualquer outra métrica que pareça somente aumentar o ego.

Porém, só porque as métricas de vaidade podem enganar, não quer dizer que você deva ignorá-las, mas sim utilizá-las somente como informação adicional à base do planejamento estratégico de suas mídias sociais.

Uma das principais vantagens do marketing digital é a capacidade de mensurar dados, então, prender seu negócio à informações secundárias só porque são as mais fáceis de ver são um grande erro.

Vamos acompanhar cada uma das métricas da vaidade e mostrar porque elas não são tão úteis para seu planejamento estratégico.

Likes

Essa é a métrica de vaidade mais perigosa que há no mundo digital, porque ela enche os olhos. Quando vemos uma publicação com muitas curtidas, logo pensamos: “minha estratégia está dando super certo”, e na verdade, as pessoas podem ter apenas gostado da imagem e ignorado todo o resto, sem realmente ter criado um vínculo com a marca. Afinal, não há como mensurar quais likes realmente foram convertidos em vendas ou leads.

Visualizações

A visualização é a pior das métricas de vaidade porque muitas pessoas que visualizaram podem nem ter curtido ou compartilhado a publicação. Existe uma diferença entre visualização e visita no site, porque para o Google Analytics o visitante é aquele que tem alguma atividade no site, fechar e reabrir o site, avançar e retornar páginas, no período de 30 minutos.

Ou seja, a visualização não quer dizer nada com relação à sua estratégia.

Compartilhamentos

Claro, se muita gente compartilha o conteúdo que você postou nas suas redes, quer dizer que algo presente na mensagem agradou uma parte do público. Porém, só porque as pessoas compartilharam, nada garante que sua estratégia de marketing digital está dando certo. 

O importante é confirmar se esse compartilhamento levou o possível cliente para o site e se ele foi movido para algum outro estágio do funil de vendas. Por isso, o conteúdo é importante não somente por ser interessante, mas por ser realmente útil. 

Downloads de apps

Se sua empresa possui aplicativo, é importante considerar que nem todos que fazem o download, realmente vão utilizá-lo. Quando uma pessoa baixa o aplicativo, a empresa paga uma taxa individual. O que acontece com frequência, é que a taxa de desinstalação acaba sendo maior do que de instalação. 

Para quem está em fase de lançamento de aplicativo, o número de downloads é bastante importante, mas é indispensável gerenciar muito bem esses valores no longo prazo, para não gerar prejuízos para a empresa.

Taxa de cliques

A taxa de cliques também engana, pois demonstra que seu conteúdo está sendo assertivo e você está conseguindo levar leads até suas páginas. No entanto, não adianta ter muitos cliques e poucas conversões em vendas ou baixo tempo de permanência no site. Então, defina muito bem seus objetivos.  

Seguidores

Claro que toda marca que se preze quer ver milhares de seguidores em suas redes sociais. Porém, quando se trata de métrica de negócio, o número de seguidores não importa muito. 

Uma dica legal para quem possui o Instagram Business é avaliar as métricas diretamente do aplicativo, para ter um parâmetro mais completo da rede social.

Agora que você já sabe tudo sobre as métricas de vaidade, está na hora de reavaliar sua estratégia digital sabendo que nem sempre o que você vê, é o que parece ser.

Ficou alguma dúvida? Manda pra gente!

Lais Bellmax

Marketing

[email protected]

Métricas de vaidade: cuidado!
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Autor

Lais Bellmax

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