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04 de Setembro de 2019

Marketing de conteúdo: O que é? De onde vem? Pra que serve?

Quantas vezes você teve uma dúvida sobre um assunto aleatório, foi até o Google/Facebook/Instagram para respondê-la e teve de escolher um ou alguns dos milhares de resultados que apareceram? Provavelmente incontáveis vezes, e sempre aparecem tanto aquelas respostas mais diretas quanto as mais completas e cheias de detalhes e hiperlinks. 

Marketing de conteúdo é isso, é sobre a sua marca entregar informação útil e prática ao seu público (ou, às vezes, até para quem não faz parte dele ainda), e de quebra gerar aquela lembrança boa na mente do consumidor. O marketing de conteúdo tem se tornado com o passar do tempo e o uso cotidiano da internet um dos maiores “concorrentes” da publicidade tradicional do tipo “compre isso ou aquilo”. 

Mas afinal, o que é na prática marketing de conteúdo, e como se faz?

Você não precisa ser formado na área de comunicação para produzir conteúdo útil para seus clientes e consumidores, afinal, você mesmo provavelmente já sabe inúmeras coisas interessantes a respeito do seu segmento, produtos e serviços, e é isso que torna este conteúdo mais prático e mais real. 

Ou seja, criar marketing de conteúdo é, por exemplo, mostrar e ensinar ao seu consumidor novas formas de uso para o seu produto depois de adquiri-lo, ou ainda novas formas de uso quando unidos a outros produtos do portfólio de sua marca. 

Agora que você sabe que já tem boa parte deste conteúdo, vamos para a metodologia?

O ideal, é sempre buscar profissionais da área de comunicação para fornecer ao seu público o conteúdo que você deseja entregar, afinal, a boa apresentação desse conteúdo é a cereja do bolo, e uma boa escrita e layout bacana agregam muito mais profissionalismo e principalmente confiabilidade ao nome de sua marca. Assim, você pode passar o máximo de conteúdo para alguém que saberá como apresentá-lo ao cliente e ainda tem mais tempo disponível para se dedicar e aprender mais sobre o seu negócio.

Onde você pode depositar este tipo de conteúdo?

Seja diluído em dicas rápidas nas redes sociais, na produção de vídeos para um canal no Youtube ou Instagram stories, impresso em revistas ou até mesmo por meio de textos super completos em um blog anexo a sua loja virtual (e nessa parte nós te ajudamos), o que não faltam são plataformas acessíveis e fáceis de usar, algumas até mesmo 100% gratuitas. Você ainda pode criar estratégias para interligar tais conteúdos, ganhando a atenção do seu consumidor transformando-os não só em seguidores, mas também em compradores leais. 

Colocar em prática essa produção não tem prejuízos, e ainda pode gerar lucros a longo prazo. Um exemplo? 

Vamos supor que alguém compre um produto do seu concorrente e depois disso busque um conteúdo sobre ele na internet, e então a sua marca tem como resultado algo relevante a respeito deste mesmo produto. Depois de um tempo, não satisfeito com este produto (ou após algum defeito dele), esse mesmo cliente provavelmente se recordará da sua marca, e caso você tenha o conquistado naquele outro momento, mais provavelmente ainda ele buscará adquirir o produto de você. 

Além disso, produzir o famoso marketing de conteúdo ainda tem a capacidade de melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca por meio de um uso inteligente de palavras-chave, fazendo com que você apareça mais vezes e melhor ranqueado em pesquisas relacionadas. 

Agora, que tal uma ideia extra? 

Você pode se perguntar: “eu vou simplesmente entregar este conteúdo de graça para quem quiser acessar?”, e a resposta é não! 

Além da experiência positiva na mente dos seus consumidores em potencial, você ainda pode colocar em prática uma estratégia que envolva uma espécie de “moedas sociais”, onde a sua marca oferece o conteúdo, e em troca o seu cliente fornece dados que possam ser preciosos para manter um bom relacionamento, como por exemplo seu número de telefone ou e-mail (que também é uma ótima ferramenta para fazer com que o seu conteúdo chegue a quem precisa ser impactado por ele).

Curtiu as dicas e vantagens da produção de conteúdo para o seu negócio? Então agora é mão na massa e marketing para quem precisa! (ou seja, para todos)


Lais Bellmax

Marketing

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Autor

Lais Bellmax

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