Receba por email

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades do blog.

07 de Fevereiro de 2017

Internet das coisas, você sabe o que é?

A internet das coisas (ou Internet of Things, IoT em inglês) é o conceito de objetos inteligentes que, conectados à internet, coletam dados e se adaptam aos hábitos dos seus usuários.
Vamos mostrar a você, como muito em breve essa tecnologia irá revolucionar a forma como vivemos.

O que é a internet das coisas?

Sistema pelo qual objetos são conectados por sistemas para conversarem entre si, ou resumindo bem, o conceito seria internet em todas as coisas, o importante mesmo é entender e usufruir da ideia.
Vamos fazer um rápido exercício: você utiliza quais dispositivos para acessar a internet? Smartphone, tablet, notebook; pelo menos um desses você utiliza, certo?

Um exemplo bem comum que nos dias atuais está sendo muito usado são as Smart TVs, elas podem acessar serviços como Netflix, Spotify, Youtube, de modo direto sem precisar ligá-las ao seu computador.
A ideia aqui não é necessariamente fazer com que você tenha um meio para se conectar à internet, a proposta é que a conectividade faça os objetos ficarem mais eficientes e que recebam atributos complementares.

Nesse sentido, vamos usar como exemplo uma geladeira, se ela tivesse com internet poderia te avisar quando um alimento está perto de acabar e ao mesmo tempo pesquisar na web em quais mercados aquele item está em promoção. A geladeira também poderia pesquisar receitas para você. (melhores amigas para sempre <3)

A internet das coisas converge

Chips de conexão wireless mais baratos e eficientes, que viabilizam a conectividade de uma gama gigantesca de objetos, de escova de dente a cadeados de bicicleta.
Com a internet das coisas terá um aumento do uso da computação em nuvem, que significa que mais consumidores terão um lugar para armazenar dados que as coisas com a internet geram, sendo assim a internet das coisas é muito mais que uma geladeira que envia tweets.

Como estamos lidando aqui?

O Brasil já está superando o desafio de conectar pessoas a internet. Dados do IBGE mostram que o país atingiu em 2015 o marco de 86,7 milhões de habitantes conectados, que representa cerca de 50% da população.
Ela irá ajudar a vida das pessoas em diversos setores, porém também começam várias interrogações, como por exemplo, sobre a privacidade das pessoas, ou como irá acontecer os upgrades dos objetos conectados? Ou se teremos um novo modelo de consumo: compre- use- descarte?

O pesquisador Mark Weiser apresentou ao mundo a ideia do que seria a internet das coisas
“As tecnologias mais importantes são aquelas que desaparecem. Elas se integram à vida no dia a dia até serem indistinguíveis dele”

A internet das coisas já é um assunto frequente e que a cada dia que passa aumenta o número de pessoas que pesquisam e apresentam novos projetos voltados a este tema.

O futuro é agora, revolucione 😉

Tanara Fernandes

[email protected]

Internet das coisas, você sabe o que é?
5 (100%) 6 votes

Autor

Tanara Fernandes

Compartilhe

Facebook Twitter linkedin