O inbound marketing é um tipo de marketing que se encaixa perfeitamente nos desejos e necessidades dos clientes.
O termo Inbound Marketing foi usado primeiramente por Brian Halligan, co-fundador da empresa Hubspot. Seus princípios se desenvolvem há décadas e tem sua fundação baseada no conceito de Seth Godin, o Marketing de Permissão, o qual publicou o livro “Permission Marketing” em 1999, contendo os princípios utilizados no Inbound Marketing. Antes, o consumidor que não tinha acesso à internet não podia controlar as informações que recebia, um tipo de publicidade que interrompe o processo de comunicação.
Hoje, o usuário pode ter total controle sobre o que pretende ler ou assistir, entre milhões de sites na internet e fanpages de redes sociais. Quando ele recebe algo de forma agressiva, se dispõe a enfrentá-lo, até mesmo as grandes marcas. Se o consumidor agora tem o poder de descartar sua campanha, nada melhor do que conquistá-lo oferecendo algo que ele queira receber. Portanto, o Inbound funciona como um “imã”, que atrai o seu cliente através do conteúdo de qualidade.
O inbound marketing pode ser visto como marketing de atração, são realizadas ações para atrair clientes em potencial para o blog, o conteúdo é usado para educar futuros clientes sobre sua empresa, tornar sua empresa referência no ramo que atua e influenciar na decisão de compra.
O inbound marketing chegou a lugares onde o marketing tradicional não chegou, a principal diferença é que para o inbound marketing a empresa é um centro de investimento e não de custo.
Como as ações de inbound marketing podem ser mensuradas é possível ver exatamente quantas pessoas visualizaram o post, converteram ou compraram em cada campanha.
O inbound marketing utiliza táticas para ganhar o interesse das pessoas, compartilhando conteúdos de qualidade que podem ser aplicados nos seguintes formatos:
Leads qualificados
Com a criação de materiais de qualidade a empresa estará atraindo clientes em potencial e ao mesmo tempo os educando e fidelizando a sua marca.
Mensuração de resultados
Com o inbound marketing é possível através de ferramentas saber quantos do valor investido teve retorno, diferente do marketing tradicional é não conseguia mensurar os resultados de forma realmente confiável.
Com o avançar das ferramentas e algoritmos, vamos conseguir extrair cada vez mais informações de nossos leds fazendo com que assim o relacionamento com os clientes seja cada vez mais assertivo.
Sua empresa já adotou o Inbound Marketing? Quais benefícios você já obteve ao utilizar essa nova estratégia de marketing? Conte para nós nos comentários ou entre em contato conosco!