Receba por email

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades do blog.

02 de Fevereiro de 2017

Google Adwords ou Facebook ADS?

Com a evolução das mídias, o meio tradicional (jornal, revistas, televisão) parou de ser o único meio para anunciar, o Google que foi um dos primeiros canais a oferecer links patrocinados para empresas.

Nos dias de hoje, existem vários canais que oferecem este tipo de serviço, mas os mais poderosos e que garantem mais abrangência e resultados são Facebook Ads e Google Adwords onde cada um serve para uma função específica.

Vamos te mostrar, então, alguns fatos sobre estas ferramentas para que você consiga decidir qual delas se aplica melhor ao seu negócio, lembrando que tudo vai depender do público que você deseja atingir e qual o objetivo.

Google Adwords

O Google Adwords foi lançado em 2000 apenas com 350 assinantes, se tornando referência em buscas pagas, a sua grande vantagem é que os seus usuários realmente estão buscando pelo assunto, que consequentemente trará uma taxa de resposta maior e a conversão em compras.

O Google também ganha disparado se formos ver o seu alcance, servindo de oráculo para a maioria de pessoas que estão na internet, por segundos são realizadas 40.000 buscas, 2.6 bilhões resultados de busca de anunciantes onde se estima que 90% das pessoas de todo o mundo que utilizam a internet, sejam atingidas.

O Google está ficando cada vez mais sofisticado com o uso da inteligência artificial e a aprendizagem automática, com toda essa evolução na tecnologia a tendência é que cada vez mais esteja integrado às nossas vidas, e os anunciantes também.
Anúncios no google adwords te dão a chance de aumentar as visitas no seu site através de palavras chaves, resumidamente funciona assim: quando um usuário do Google faz uma pesquisa, ele recebe uma lista de resultados relevantes; a partir daí esse usuário pode clicar em qualquer um dos itens que aparecerem. Os resultados anunciados estarão posicionados no topo da lista, o que aumenta a chance de eles receberem cliques.

É possível fazer a segmentação por país, região ou cidade, onde seus clientes estão localizados e quando buscam pela sua empresa, além de segmentar por idioma e direcionar anúncios específicos para celulares, computadores e tablets.
De qualquer forma, a premissa do Google é que exista demanda para o seu produto ou serviço específico.
Caso as pessoas não estejam interessadas em buscar sobre isso, o Google não é o canal ideal para utilizar.

Facebook Ads

A principal vantagem do Facebook ads é que ele consegue despertar interesse em potenciais clientes que ainda estão bem no início do processo de compras, porque o anúncio está presente com base no perfil do usuário, suas preferências e comportamento, sem que ele precise necessariamente buscar por aquilo.

Os anúncios no Facebook tem texto e foto e podem direcionar para seu site ou fanpage. Se a sua opção for para divulgar a fanpage da marca, é possível promover através de histórias patrocinadas, posts patrocinados e a opção curtir. Obviamente, o melhor lugar para promover a fanpage é dentro do próprio Facebook, quando as pessoas estão logadas e vivendo a experiência da rede social.

No caso do site de uma marca ou e-commerce, por exemplo, é possível escolher com bastante precisão o público que se deseja captar. Pela própria característica da rede social, o Facebook permite segmentar o público por sexo, cidade, estado, idade, estado civil (status de relacionamento) profissões, interesses pessoais, etc. Da mesma forma, você consegue controlar o quanto pagar.

A principal diferença é que o usuário está navegando pelo Feed e vê os anúncios nas laterais ou no próprio Feed, diferente do Adwords, em que o usuário está buscando pela palavra-chave naquele momento. Isso significa que apesar de muito mais direcionado para o público, o anúncio tem uma taxa menor de conversões.

A vantagem é atrair clientes que estejam em estágios iniciais de interesse no produto/serviço. Para quem está em busca de construir um relacionamento com o cliente, atrair o usuário para a fanpage pode ser o melhor negócio, não sendo tão importante a venda imediata.

Então qual é mais apropriado para a minha empresa?

Os dois são ferramentas poderosas, porém tudo vai depender qual o seu objetivo. Para vendas imediatas o Google adwords, mas se for para geração de leads e conhecimento da marca o Facebook ads é o mais recomendado.

Tanara Fernandes

[email protected]

Google Adwords ou Facebook ADS?
5 (100%) 1 vote

Autor

Tanara Fernandes

Compartilhe

Facebook Twitter linkedin