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08 de Maio de 2018

Facebook Ads: O Poder da Segmentação!

Se você tem uma empresa que usa a página no Facebook como uma forma de comunicação direta com os seus clientes já deve ter notado que o alcance orgânico (não pago) das publicações está cada vez menor. Dessa forma, atingir seus objetivos na rede social sem uma forma de mídia paga é quase impossível.

O que é o Facebook Ads?

Facebook Ads são os anúncios publicitários criados através do Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Esses anúncios podem ser exibidos na timeline, coluna da direita ou stories do Facebook ou Instagram, além da página inicial do aplicativo Messenger e também em sites e aplicativos parceiros do Facebook, chamados de Audience Network.

Os anúncios utilizam imagens, vídeos ou carrosséis chamativos para prender a atenção do usuário a fim de que ele realize a ação desejada, como uma compra no site da empresa, por exemplo.

Por que investir em Facebook Ads?

Uma pesquisa divulgada pela comScore afirma que os brasileiros passam 60% a mais do seu tempo em redes sociais do que o restante do mundo. Além disso, Ime Archibong, diretor de parcerias estratégicas da rede social indica que 8 em cada 10 brasileiros conectados na internet estão no Facebook.

Portanto, o seu cliente provavelmente está na rede social, e sua presença dentro dela é fundamental para ser visto e lembrado por ele.

Diferente das mídias tradicionais como a TV ou o Rádio, o Facebook Ads possibilita o monitoramento de todos os resultados das suas campanhas em tempo real através do painel do Gerenciador de Anúncios.

Dessa forma, através dos dados e feedbacks dos clientes, há a possibilidade de alterar e otimizar a qualquer momento o que for necessário na campanha para que ela tenha o sucesso desejado na ação.

Possibilidade de Segmentação

A maior vantagem de utilizar o Facebook Ads é com certeza a possibilidade de utilizar segmentações super detalhadas.

Conforme nós usamos o Facebook no dia-a-dia, curtimos páginas e publicações e acabamos passando para a plataforma valiosas informações sobre nós e nossos interesses.

O Facebook utiliza essas informações permitindo que as empresas criem anúncios direcionados para o seu público alvo.

As segmentações são importantíssimas, pois permitem que os anúncios sejam mais assertivos e bastante personalizados para cada público, facilitando a comunicação entre a empresa e seu cliente.

Abaixo mostramos algumas das possibilidades de segmentação do Facebook Ads:

Localização

Escolha de quais locais serão as pessoas para as quais você mostrará seu anúncio.

A plataforma permite a segmentação de local para: todos nesta localização, pessoas que moram nesta localização, pessoas que estiveram recentemente nesta localização e pessoas que já visitaram esta localização.

Além disso, podemos segmentar para um ou mais países, estados, cidades, endereços específicos ou até um raio de até 80 km do local desejado.

Nossa dica: sempre segmente para locais nos quais você tem a maior possibilidade de vender o seu produto ou serviço.

Idade, Gênero e Idioma

Defina as informações sobre o seu público.

O Facebook possibilita a segmentação da idade mínima de 13 anos até pessoas com mais de 65 anos.

Além de segmentar especificamente para homens, mulheres ou para ambos os gêneros.

Você também pode limitar por públicos que falem um determinado idioma, truque bastante útil, por exemplo, para impactar turistas que estejam viajando por sua região.

Nossa dica: conheça bem o seu público, assim você conseguirá selecionar tranquilamente as informações e impactará as pessoas certas com os seus anúncios.

Direcionamento Detalhado

O direcionamento detalhado te dará a certeza que você precisa para atingir o seu público ideal.

Podemos segmentar por quatro diferentes tipos de segmentação:

  • Dados Demográficos
  • Interesse
  • Comportamento
  • Mais Categorias

Dados Demográficos:

Atinja pessoas com base em dados como financeiro, emprego, formação, relacionamentos e acontecimentos da vida.

Alguns exemplos são:

  • Nível de Escolaridade
  • Área de estudo.
  • Escolas ou Universidades frequentadas.
  • Renda.
  • Pessoas que estão em um relacionamento sério ou que noivaram recentemente.
  • Pessoas que estão longe da sua cidade natal.
  • Pessoas que fizeram aniversário recentemente.
  • Pais com Filhos Adolescentes (de 13 a 18 anos).

As possibilidades de segmentação desta seção podem ser exploradas para atingir pessoas no momento certo.

Interesses

Encontre o seu público alvo com base nos interesses dele.

Alguns exemplos são:

  • Compras e Moda
  • Hobbies e Atividades
  • Entretenimento
  • Negócios e Indústria
  • Saúde e Boa Forma

Esta é a seção mais abrangente, pois há infinitas possibilidades de interesses a serem explorados.

Comportamento:

Atinja pessoas baseando-se no comportamento delas.

Alguns exemplos são:

  • Administradores de Páginas do Facebook.
  • Afinidade para E-commerce
  • Afinidade para Turismo
  • Usuário de Dispositivos Móveis

Assim como a seção de interesses, a aba de Comportamento possui muitas possibilidades, incluindo informações sobre o comportamento de compra, o que pode ser bastante útil para um e-commerce, por exemplo.

Mais Categorias:

Nesta seção estão localizadas as segmentações a mais que o Facebook pode possibilitar aos parceiros, como por exemplo a extinta parceria da plataforma com o Serasa Experian.

A palavra chave para o uso correto do Facebook Ads é especificidade.

O seu anúncio deve ser exibido para um público que seja compatível com o seu negócio e o seu segmento.

Pesquise, conheça seu público e aproveite ao máximo o que a plataforma tem a oferecer.

Se essa segmentação for feita da forma correta, o seu anúncio será um sucesso!

 

Camile Schoening

Analista de mídia

[email protected]

Facebook Ads: O Poder da Segmentação!
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Autor

Camile Schoening

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