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12 de Janeiro de 2017

Conheça o seu cliente com o Google Consumer Barometer

Você conhece seu cliente? Sabe como ele está usando a internet no processo de consumo? O Consumer Barometer é uma ferramenta do Google, feita em parceria com as empresas TNS Global, Hive e IAB Europe, que pode te ajudar a conhecer melhor os hábitos de uso da internet do seu público.

Com esta ferramenta, você tem acesso a vários dados de acesso a internet, pode cruzar dados e criar novos gráficos, de maneira simples e prática. Ela é dividida em quatro categorias: Curated Insights, Audience Stories, Digital Trended Data e o Graph Builder. Atualmente esta ferramente só está disponível em inglês, mas vou te ajudar a entender um pouco como ela funciona.

Curated Insights (insights de curadoria)

As pessoas estão cada dia mais conectadas, com mais dispositivos disponíveis. A ferramenta Curated Insights apresenta os destaques da análise da equipe do Google em gráficos de fácil compreensão. Pode ser analisada em escala global ou segmentada por países, e é dividida da seguinte maneira:

The Online & Multiscreen

World (o mundo online e multi telas): com o aumento do acesso em muitos dispositivos, as pessoas estão cada dia mais conectadas. Esta seção ajuda a empresários e equipes de marketing de qualquer segmento a entenderem quando, como, quem e por que as pessoas usam a internet, além do uso de smartphones e outros dispositivos.

The Smart Shopper

(o comprador inteligente): a internet tem um papel fundamental no caminho de um cliente até a compra, desde o momento em que ele identifica uma necessidade até o pós-venda. O Smart Shopper mostra como atingir os clientes nas principais etapas de um processo de compra e é de grande utilidade para e-commerces e grandes empresas.

The Local Shopper

(o comprador local): anúncios baseados na localização oferecem novas oportunidades para as pequenas e médias empresas atraírem a atenção do consumidor com sucesso. Estes gráficos ajudam as empresas locais a entender onde e quando as pessoas olham para a informação local e que tipo de informação é mais relevante, reforçando assim as suas estratégias de publicidade.

The International Shopper

(o comprador internacional): com a globalização e o aumento de usuários que realizam compras online, também temos um aumento de usuários com o potencial de compras online internacionais. Esta seção permite que e-commerces que vendem produtos do exterior a explorar a possibilidade de novas bases de clientes, identificando as motivações e barreiras para as compras nesta categoria.

The Smart Viewer

(o espectador inteligente): uma das mídias mais consumidas atualmente são os vídeos online. Aqui você encontra insights sobre os contextos e motivações das pessoas que assistem vídeos on-line, permitindo compreender e segmentar sua audiência neste ambiente.

Audience Stories (histórias da audiência)

Descubra mais sobre o papel da internet no dia a dia na vida de alguns perfis que fazem parte das audiências. Essas informações também ajudam a melhorar a sua comunicação online e fazer a sua marca estar também estar presente nessas histórias. A Audience Stories não possui gráficos dinâmicos como a anterior. Cada sessão possui um artigo com informações valiosas, em inglês, e é dividida de acordo com os perfis abaixo:

Brand Advocates

(defensores da marca): você sabia que 1 em cada 3 usuários é um defensor da marca e 17% deles afirmam que o conteúdo no Youtube é mais importante que na TV? Pois é, nesta seção você encontra dados importantes que revelam quem é um defensor da marca, no que este usuário influencia e porque você deve dar atenção para este sujeito.

Digital Moms

(mães digitais): bem informadas, muito conectadas e na moda da cabeça aos pés. Esse é o perfil das mães digitais, e nesta seção você conhece um pouco mais sobre elas e a sua importância no ambiente online.

How-to Video

Users (usuários de vídeos de “como fazer”): em cada 10 internautas, 1 assiste vídeos de como fazer ou faça você mesmo. Nesses vídeos, consumidores ensinam aos outros como cozinhar, como construir ou a melhor forma de limpar o jardim, por exemplo. Uma análise do Consumer Barometer ajuda você a identificar o conteúdo que é mais interessante para os usuários que assistem esses tipos de vídeos e como pode alavancar este importante público.

The Millennials (os Millennials ou Geração Y): este público são os usuários de internet que já não diferem a vida online da vida offline, estão todos os dias conectados em redes sociais, assistindo vídeos e fazendo compras online. 55% dos Millennials utilizam os mecanismos de busca para conhecerem mais sobre determinado produto. Será que também estão buscando o seu produto?

Trended Data (dados de tendência)

Com a Trended Data, você pode comparar os dados de tendências digitais dos últimos 4 anos, compreendendo como o acesso à internet e o uso de dispositivos móveis evoluíram em todo o mundo. Aqui também são exibidos gráficos dinâmicos, que podem ser segmentados por país e também por gênero e faixa etária.

Entre os dados interessantes que você pode encontrar nessa ferramenta, vou destacar alguns que encontrei em relação ao uso de smartphones no Brasil: em 2012 14% das pessoas utilizavam smartphones, número que subiu para 53% em 2015, e a porcentagem de usuários que utilizavam seu smartphone par acessar a internet, no mínimo com a mesma frequência que no computador, aumentou de 7% em 2012 para 69% em 2015. Mais um detalhe importante: é possível observar queda no uso de computadores, o que reafirma a importância das empresas em se adaptarem aos dispositivos móveis.

Graph Builder (construtor de gráficos)

Por último, mas não menos importante (eu considero a ferramenta mais interessante do Consumer Barometer), temos o Graph Builder. Aqui você cria a sua análise para compreender como seu público utiliza a internet. Você escolhe quais as informações relevantes e constrói ótimos gráficos, de maneira fácil e rápida.

Para montar os gráficos, você seleciona os filters (filtros da audiência, como o país, informações demográficas e dispositivos) e as questions (questões que deseja obter respostas, como frequência de acesso à internet, comportamento de compra e visualização de conteúdo em vídeo). As questions estão divididas por The Online & Multiscreen World, The Smart Shopper e The Smart Viewer, de acordo com as seções da primeira ferramenta, a Curated Insights (insights de curadoria), lembra?

O próximo passo é explorar a ferramenta do jeito que você quiser, cruzando dados e criando novos gráficos, para obter mais informações, aumentar sua presença na internet e melhorar seus resultados. Vamos começar?

Identificou alguma nova funcionalidade no Consumer Barometer ou ficou com alguma dúvida? Comente 🙂

hibrido

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