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16 de Agosto de 2019

Como usar o Pinterest em campanhas de marketing digital

O Pinterest é uma rede social focada no compartilhamento de imagens de diversos segmentos que permite que os usuários capturem fotos ou links diretamente da internet para construir seus quadros de interesse. O próprio Pinterest se autodenomina como um “catálogo mundial de ideias”, essa descrição se encaixa muito bem quando percebemos o quão dinâmica essa rede social pode ser. 


A rede é utilizada como uma das principais fontes de inspiração para projetos, decoração, tutoriais e receitas por milhões de usuários em todo o mundo. Também é uma ótima ferramenta de organização dessas inspirações. Com o Pinterest você pode simplesmente pinar na sua conta e acessar de onde estiver – tanto pelo aplicativo quanto pelo site – sem a necessidade de lotar a sua memória salvando imagens que, provavelmente, vão ficar perdidas. 

Além disso, ⅔ de todo o conteúdo no Pinterest vem de marcas, 73% dos usuários considera o conteúdo das marcas úteis e 90% deles dizem que já descobriram na rede social algum produto para comprar. Com esse dado já é possível perceber o poder que essa rede social possui, certo? 

Além de uma rede social o Pinterest é uma poderosíssima máquina de busca. Um dado da movimentação nos EUA é que o Pinterest é a 2ª rede social que mais gera visitas para e-commerces no país, então o que impede que essa estatística se replique no Brasil? 

Tendo em vista essas informações, perguntamos: como utilizá-lo como estratégia em suas campanhas de marketing digital? Se você quer saber e sair na frente, fique de olho nessas dicas e esteja pronto para bombar no Pinterest!

1. Crie painéis com palavras-chave no título. 

O Pinterest possui uma capacidade de pesquisa fantástica, o que auxilia, e muito, as pessoas a encontrarem o seu negócio utilizando palavras-chave que estão nos seus títulos. Mas, fique atento. Confirme que você selecionou uma categoria para cada painel, assim é mais fácil encontrá-los e para que o próprio Pinterest possa recomendá-lo. 

2. Expresse a criatividade através das suas ideias contidas nas descrições dos pins.

As palavras-chave vão ser suas melhores amigas daqui para frente, porque o algoritmo depende delas para mostrar aos usuários conteúdos em que eles estejam interessados e para os seus pins aparecerem nas buscas. Então, novamente elas devem aparecer na sua descrição. Além disso, tenha sempre em mente que as pessoas podem tweetar os seus pins, então descreva ao máximo as características do seu pin e coloque informações relevantes e que, claro, chamem a atenção do usuário. 

3. Um segredo: utilize imagens verticais.

Quanto maiores e longas forem as suas imagens no Pinterest, mais resultados positivos será possível alcançar, isso porque você irá tirar proveito de todo o espaço visual disponível e rapidamente será reconhecido. Você pode criar imagens a partir de 735×1102 pixels, se tornando um atrativo convite para que mais e mais pessoas repinem o seu pin. 

4. Use e abuse dos campos para os links.

Assim como outras redes sociais, o Pinterest também dispõe de espaços próprios para você acrescentar seus links mais relevantes, como na descrição e na fonte do pin. Não deixe de lado essa ferramenta, use e abuse!

5. Compartilhe em outras redes sociais.

Não deixe de incorporar o seu Pinterest às outras redes sociais que sejam relevantes para o seu negócio. Assim, é possível ganhar ainda mais acessos e aumentar o engajamento dos usuários. Além disso, outra dica de ouro é adicioná-lo também à assinatura do e-mail marketing e por que não no seu cartão de visita? 

6. Gere relatórios através do Pinterest for Business.

Essas informações são primordiais para que você saiba se está gerando o conteúdo correto. Através do Pinterest for Business, é possível analisar a performance dos seus pins, ver quais são os mais e os menos populares, além de poder compartilhá-los novamente em novos painéis e/ou em outras redes sociais. Atenção! Quanto mais seus pins aparecem, mais interações eles terão. 

Dica extra: Faça um checklist criativo.

Verifique se seu pin está na vertical, se está responsivo para mobile, se há texto nas imagens e se a descrição está completa e com hashtags, poderosas aliadas no aumento do alcance do seu pin. Prontinho, agora você já sabe tudo sobre como destacar seus pins na rede social mais criativa da internet, vamos colocar em prática?

Lais Bellmax

Marketing

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Autor

Lais Bellmax

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