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12 de Janeiro de 2017

Como se relacionar com seus clientes sem gastar nada

É senso comum que é mais fácil e mais barato vender para pessoas que já são clientes do que conquistar novos. Você sabe dizer quantos clientes você possui? E qual foi a última vez que você entrou em contato com eles? Já dizia o velho ditado: “quem não é visto, não é lembrado”, e pode ter certeza, seu concorrente está batendo na porta do seu cliente o tempo todo. Com a internet, encontramos maneiras gratuitas de manter um relacionamento com os clientes, fortalecendo o branding e “sendo sempre lembrado”. A seguir, listaremos as principais ferramentas disponíveis para você se relacionar com seus clientes sem gastar nada e como pode tirar o máximo delas.

Redes Sociais

Não preciso reforçar que hoje praticamente todos utilizam redes sociais e que é muito provável que seus clientes também, não é? E o que você está fazendo para aproveitar isso?

Facebook

Vamos começar com uma página no Facebook. Ao deixar a ideia de montar um perfil, você acaba perdendo algumas coisas positivas dos perfis, como adicionar os contatos e ver os aniversários dos amigos, porém essa é uma prática que o Facebook não permite e futuramente pode acabar punindo a sua empresa na rede social. Ao optar por uma página da sua empresa no Facebook, você tem acesso aos horários de pico dos seus fãs, engajamento com as publicações e muitas informações úteis. Além disso, ao criar uma página, você pode convidar todos os seus amigos para curtirem, e isso em geral repercute em resultados positivos.

Instagram

Mas não é só o Facebook que sua empresa pode aproveitar. Existem outras redes sociais que você provavelmente já possui um perfil pessoal, mas não explorou com a sua marca. O Instagram, por exemplo, é uma ótima rede social para divulgar novidades, fotos diferenciadas e até promoções. Aqui já não tem restrição: basta criar um perfil para a sua empresa e começar a seguir as pessoas que já são seus clientes e até clientes potenciais, os usuários que se interessarem pela sua marca com certeza seguirão você de volta. No Instagram também é importante fazer bom uso das hashtags, e não colocar só por colocar. Veja as hashtags que fazem parte do universo da sua marca, o que seus concorrentes estão utilizando e explore elas nas publicações, você vai ver que o engajamento delas vai melhorar.

WhatsApp

Agora, já pensou se você pudesse entrar em contato com o seu cliente via mensagem, no aniversário dele, diretamente no celular dele, dando os parabéns e oferecendo um desconto na sua loja? Isso pode ser feito com o WhatsApp. Você pode criar uma conta para a sua empresa e adicionar seus clientes, para ter um canal direto e uma taxa de visualização de 100%. É claro que não é bom já ir falando com todo mundo sem mais nem menos, o ideal é pedir a permissão dos clientes e adicionar somente os que autorizarem.

Além das redes sociais citadas, vale fazer uma pesquisa com seus clientes para ver onde mais eles estão inseridos. Redes sociais como Snapchat, Twitter e Linkedin também podem se tornar ótimas ferramentas de relacionamento.

E-mail Marketing

Dizem as más línguas que o e-mail marketing morreu, mas o que morreu mesmo foi o jeito antigo de se fazer e-mail marketing, com listas sem segmentação e muitas vezes até compradas. Você pode utilizar as informações fornecidas pelos clientes ao serem cadastrados para criar uma base de dados rica e fácil de segmentar. Novamente, é importante solicitar a autorização dos clientes para isso.

Ferramentas

Existem no mercado ótimas ferramentas de e-mail marketing que possuem planos gratuitos até certo número de e-mails ou disparos. As ferramentas que já utilizei e recomendo são Benchmark e Mailchimp, ambas possuem planos gratuitos, é possível segmentar as listas e também possuem templates de e-mails totalmente em HTML e responsivos, práticas que são recomendadas para uma maior taxa de entrega.

Pense fora da caixa

Agora é só pensar na melhor estratégia de disparos, sendo que o ideal é ter uma frequência fixa de envios. Recomendo no mínimo enviar um e-mail por mês, para pelo menos todo mês ter um contato com seu cliente utilizando esta mídia. Em relação ao conteúdo explorado, você pode enviar uma promoção exclusiva por e-mail, lançamentos e novidades, uma promoção especial de aniversário, entre outros. Aqui você pode usar a sua imaginação e ir testando qual estratégia dá mais certo para cada tipo de público.

Agora mãos à obra. Comece a manter um relacionamento entre a sua marca e seus clientes com essas ferramentas que não possuem custo, mas que podem trazer grandes resultados para a sua empresa. E se você já faz essas ações, que tal comentar e compartilhar com a gente sua estratégia e seus resultados?

hibrido

Desenvolvedor back/front-end

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