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12 de Junho de 2019

Como preparar sua loja virtual para o Dia dos Namorados?

A época mais apaixonada do ano está chegando e, se por um lado vemos flores, frases de amor, bombons e corações, por outro, enxergamos uma grande oportunidade de vender mais e conquistar novos clientes.

O Dia dos Namorados é uma das melhores datas para o comércio eletrônico e bate recordes de venda a cada ano, perdendo apenas para o Natal, Dia das Mães e Black Friday. Como a busca por produtos aumenta consideravelmente, a concorrência também cresce, por isso é indispensável que você saiba se posicionar online e preparar sua loja virtual para essa data tão importante.

Entenda o público – consumidor e comprador.

A primeira coisa que precisa estar clara é: na maioria dos casos, não é o usuário que vai realizar a compra. Ou seja, por mais que você conheça seu público consumidor, precisa estar preparado para atender namorados (as) que possam não entender tão bem do assunto. Coloque fotos com detalhes dos produtos e descreva minuciosamente todas suas características, assim o “comprador” vai saber exatamente o que está levando.  

O Dia dos Namorados normalmente é para duas pessoas, mas, e se pensarmos e investirmos  naquele (a) solteiro (a) que quer dar a si mesmo (a) um super presente? Dependendo do segmento de negócio, identidade e posicionamento da marca, por que não Incluir aqueles que não tem namorado (a)? É um ótimo jeito de expandir de forma bem humorada e de quebra ganhar a simpatia da clientela.

Preparação do estoque.

O aumento da demanda de vendas deve levar a uma verificação detalhada do estoque para garantir que não haja furos, você acabe vendendo o que não tem e gere uma péssima experiência para seu cliente.

Assim como é importante tomar cuidado com a ausência de produtos, é preciso pensar no excesso deles ao final do dia dos namorados, para não ficar com produtos “encalhados”.

Outra forma de preparar o estoque é fazer um levantamento dos produtos que mais venderam nos últimos anos e investir em maiores quantidades dele.

Avaliar números do ano anterior.

Para aquelas marcas que já prepararam sua loja virtual para o Dia dos Namorados, verifique as estratégias que mais funcionaram e quais podem ser melhoradas. Repare erros, aperfeiçoe a entrega, o processo de troca, encontre novas soluções e melhore cada dia mais a experiência de seu cliente.

Decidindo os preços.

O primeiro passo para decidir os preços dos produtos é avaliar o ticket médio de sua loja virtual. Depois, compare com os concorrentes, faça uma planilha com o comparativo de preços e os use como parâmetro na hora de decidir.

Estabeleça uma margem de lucro mínima, tendo em vista que talvez precise baixar o valor ou oferecer alguma promoção ou desconto. Se essa for sua estratégia de diferenciação para se destacar dos concorrentes, foque em táticas para vender mais, como descontos progressivos, promoções “leve dois”, kits personalizados, dentre outras.

Capriche na logística.

Certifique-se que todas as entregas prometidas até o dia 12 de junho cheguem a tempo. Seria péssimo para seu cliente ir jantar com o “mozão” e não ter nenhum presentinho a oferecer. Planeje a alta demanda de entregas e siga os prazos à risca.

Outra dica importante é ter sempre mais e uma opção de transportadora na manga, não trabalhe apenas com os Correios, principalmente em datas comemorativas.

Se prepare para as trocas – e devoluções.

Como se trata de um presente, é possível que a pessoa que recebeu deseje trocá-lo. Por isso, prepare muito bem sua logística de trocas e devoluções, tenha definido quem ficará responsável e como tudo irá proceder. Deixe muito claro no próprio site para que o cliente saiba o que fazer.

Treine sua equipe.

Faça uma reunião com todos os envolvidos, deixe-os cientes do aumento da demanda e que a busca por informações, suporte e SAC vão aumentar consideravelmente. Garanta que terá pessoal suficiente para que nenhuma área fique desfalcada.

Invista na segurança do seu site.

É muito chato quando estamos comprando algo pela internet e o site cai ou a compra não pode ser finalizada. Tenha um bom servidor e uma equipe o monitorando diariamente.

Além disso, como há muito tráfego online nesta época, fica fácil para os hackers entrarem nos sites sem serem vistos. Então, invista em segurança digital, adquira certificados de segurança, gateways de pagamento confiáveis e mostre a seu cliente que os dados dele realmente estão seguros.

Seja criativo!

Desenvolva novas formas de impactar e envolver seus clientes, crie landing pages, hotsites, personalize a home e os banners do seu site e sugira produtos em combos.

Você também pode investir em impulsionamentos dos posts e anúncios da sua marca, para garantir que apareça nas buscas mais vezes que os concorrentes.

Por último, mas não menos importante, envie cartões em branco e, claro, capriche no papel de presente.

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Lais Bellmax

Marketing

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Autor

Lais Bellmax

Categorias

Dicas

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