Receba por email

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades do blog.

21 de Agosto de 2019

Boas práticas para descrição de produtos na loja virtual.

Se você está inserido no mundo dos e-commerces, provavelmente sabe que a descrição dos seus produtos é responsável por uma parte extremamente importante da experiência de compra e do usuário, influenciando diretamente no seu volume de vendas online.

É exatamente por isso que hoje nós trouxemos uma série de dicas e macetes para você construir uma descrição incrível de cada um dos seus produtos, evitando problemas e, de quebra, levando lá em cima a sua autoridade de marca.

Okay, nós sabemos que é muito mais fácil e direto criar uma lista de informações e, teoricamente, você tem uma descrição. Porém, este espaço é valioso demais e precisa de uma atenção especial. Nós vamos te provar o porquê:

Ninguém compra (ou pelo menos não deveria comprar) um produto sem primeiro entender para que ele serve e se ele atende as suas necessidades e expectativas, principalmente quando essa operação é online, e é na descrição que está a sua oportunidade de apresentar todas as vantagens e características, mostrando que a sua marca domina o assunto e se destaca entre as demais.

Quer mais um excelente motivo para se empenhar nessa tarefa? Uma descrição bem construída ainda tem o poder de melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca!

Agora vamos a um exemplo prático:

Abra uma janela no Google e pesquise “camiseta branca tamanho M”. Pronto! Em uma questão de milésimos de segundos, milhares de resultados vão estar à frente dos seus olhos.

Viu só? Por isso é tão importante explorar bem cada etapa do seu processo de vendas, e é na descrição que está a sua chance de convencer o cliente através de argumentos concisos de que o seu produto é diferente e melhor que as outras infinitas opções disponíveis no mercado.

Então confira agora alguns tópicos que merecem a sua atenção na hora de criar as descrições que estarão presentes no seu site:

· Tenha um texto bem escrito: busque escrever um texto claro e prático, assim você agrega credibilidade e validação à sua página, evitando mal-entendidos.

· Seja cauteloso: uma descrição completa é importante, mas não exagere na quantidade de argumentos e informações, senão você pode acabar confundindo o seu consumidor. Nós não vamos te dar aqui uma fórmula mágica de como escrever o seu texto, mas certifique-se de que as informações necessárias estarão lá e suprem a necessidade de quem visitará a sua página.

· Exemplifique: utilizar exemplos de uso do seu produto ajuda o comprador a descobrir ainda mais funções que simplesmente as que a pessoa buscava ou esperava encontrar, aumentando as chances de compra.

· Aproveite o espaço: responda dúvidas frequentes dos seus clientes a respeito do produto em questão, afinal, quanto mais informações você entregar antes da compra, menos dúvidas você responderá posteriormente.

· Utilize palavras-chave: lembra que falamos sobre uma boa descrição melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca? Para isso, utilize as palavras-chave que podem te ajudar nesta tarefa!

· Facilite a leitura: Elenque as informações mais importantes através de grifos e negritos, assim, você facilita a leitura do seu visitante e o ajuda a entender mais rapidamente se o produto apresentado serve ou não para ele.

Ah, e não esqueça de citar as informações técnicas referentes ao item, como avisos, fatores importantes e dados da fabricação, materiais de fabricação e etc (essa parte não precisa ser tão detalhada, e tudo bem ser mais direta ou até em forma de listagem).

Mas como saber que tudo isso funcionou?

Hora do teste: Se coloque no lugar do cliente e imagine que você ainda não conhece o seu produto, ou melhor, peça para alguém que ainda não o conhece analisar a descrição que você construiu e o questione se ele entendeu sobre o que se trata e se apareceram dúvidas, essa é a melhor maneira de ouvir o outro lado e entender o seu consumidor.

Curtiu as dicas? Agora é a hora de você criar uma descrição incrível capaz de aumentar a sua taxa de conversão e nos encher de orgulho!


Lais Bellmax

Marketing

[email protected]

Boas práticas para descrição de produtos na loja virtual.
Vote para esse post!

Autor

Lais Bellmax

Categorias

Dicas

Compartilhe

Facebook Twitter linkedin