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23 de Outubro de 2019

Automação de marketing: entenda o que é e como usar

Quando se fala em Marketing Digital diversas questões nos vêm à mente. Uma delas são as muitas ferramentas disponíveis para implementar uma estratégia de comunicação digital eficaz e que seja adequada para o posicionamento da sua marca.     

Uma dessas ferramentas é a Automação de Marketing, prática que auxilia empresas a atingirem pessoas em uma escala maior e de forma personalizada. Como funciona essa estratégia de marketing digital? Nós explicaremos tudinho!

O que é automação de Marketing?

Automatizar é, como a própria palavra diz, tornar algo automático. Em canais digitais, os responsáveis por essa automatização são os softwares e outras tecnologias que atuam em grande escala, aumentando o alcance e assim, os resultados.

Por meio desses programas de automatização, é possível entender melhor o cliente que deverá ser impactado, identificar quem ele é e personalizar a comunicação para com ele, criando e mantendo relacionamento mais duradouro entre o público-alvo e a marca. É comprovado que um cliente fiel compra muito mais ou, pelo menos, com mais frequência. Sendo assim, quanto mais você investe em relacionamento, mais seus esforços são convertidos em vendas.

A automação de marketing é, portanto, entender exatamente quais os interesses do cliente e seu estágio de compra, fornecendo a ele informações pontuais em momentos específicos, de forma automática.

Com o auxílio da ferramenta de automação de marketing a equipe responsável pela comunicação digital da empresa consegue agendar os posts nas mídias sociais, enviar e-mails ao público de interesse definido por meio de suas próprias ações, mensurar resultados, dentre outras funções que falaremos adiante.

Quais os benefícios da automação de marketing?

Imagine o seguinte cenário: sua empresa está presente em todos os canais digitais possíveis e é preciso alimentá-los. Nestas mídias é preciso também manter o contato com os clientes, o que aumenta consideravelmente a quantidade de trabalho “manual” a ser desempenhado pela equipe de marketing. Sendo assim, a automação é uma grande incentivadora à otimização de tempo.

Uma boa ferramenta de automação de marketing aplicada nas redes sociais auxiliará em inúmeras atividades que, normalmente, são feitas manualmente. Devido à velocidade com que os posts ficam obsoletos, é preciso fazer postagens frequentes adequando essa frequência a cada uma das redes sociais, acompanhar e gerenciar as interações com o público, dentre outras tarefas como:

  • Agendamento de posts;
  • Monitoramento de likes, compartilhamentos, comentários e cliques; e
  • Acompanhar a integração dos usuários em todas as mídias.

Aumento nas chances de venda e geração de leads

Um possível cliente pode ter sido impactado nas redes sociais pelo seu produto ou serviço, mas não ter adquirido naquele momento. Para dar a ele outras chances de fazê-lo é preciso se fazer presente na vida dele de vez em quando, em um anúncio, em um e-mail marketing, um post patrocinado, conteúdo interessante e útil são primordiais para que este possível cliente tenha interesse e sinta empatia pela sua marca. 

Com esse relacionamento, você nutre esses leads que ainda não estão prontos e os prepara para uma compra futura, personalizando a linguagem a ser utilizada para tornar esse indivíduo um cliente efetivo. Sem esse “empurrãozinho” promovido pela ferramenta de automação de marketing, essa pessoa levaria muito mais tempo para talvez realizar uma compra.

Um lead bem informado compra mais e com convicção.

Adivinha? Devido às informações importantíssimas que você forneceu ao público ele agora está por dentro do funcionamento de seus produtos e demais processos, por isso tem segurança para realizar compras de valor mais elevado.

Modifica e agiliza o ciclo de vendas.

Com a automação de marketing o cliente chega até você com certo conhecimento prévio, o que facilita as negociações com o setor comercial pois os vendedores recebem esses leads quase no final do processo de compra, fazendo com que o ciclo de vendas se encerre mais rapidamente.

Por esse motivo, outro benefício é a maior produtividade dos vendedores, afinal de contas, com o lead muito bem informado sobre o produto, ele terá apenas de auxiliar o cliente a encontrar a melhor solução e não convencê-lo da qualidade do produto.

Deu para perceber que MUITA coisa fica mais fácil com a automação de marketing, não é? Só falta analisar se essa prática de marketing digital é ideal para seu negócio ou se outras estretégias seriam mais eficazes. Vamos conversar sobre isso?


Lais Bellmax

Marketing

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Autor

Lais Bellmax

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