Receba por email

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades do blog.

05 de Maio de 2017

Aprenda a criar um chatbot no Facebook Messenger para a sua empresa

A interação entre consumidor e marcas mudou muito com a chegada da internet, principalmente nos últimos anos por conta das redes sociais. Novas ferramentas surgem constantemente e os aplicativos de mensagens que mataram o SMS são a próxima grande fronteira de interação graças aos bots e chatbots.

Qualquer empresa que tenha uma presença digital importante (website ou Facebook) se beneficiaria de ter um chatbot, pois esse funcionaria como uma primeira interface com seus clientes, deixando o atendimento mais rápido e eficiente.

Chatbots são a revolução das interações ou apenas um facilitador?

Apesar de algumas pessoas venderem essa solução como uma grande revolução, aparentemente ela é apenas um facilitador. Quem trabalha interagindo diariamente com pessoas em redes sociais sabe que uma parte enorme das interações é repetitiva, ou seja, você responde boa parte das intenções da mesma forma. Para este caso, talvez os bots sejam muito úteis e consigam resolver muitos problemas.

Como fazer o meu próprio Chatbot?

Estão surgindo muitas plataformas no mercado que permitem a qualquer pessoa, mesmo sem conhecido de programação, de criar um chatbot em pouco tempo. Você especifica algumas opções e o conteúdo da conversa, e a plataforma faz o resto para você.

A maior plataforma existente é o ChatFuel. Ela é muito usada por sites de notícias e blogs para criar bots que enviam os artigos aos usuários, mas também pode ser usada para outros fins.

A vantagem desse método é o baixo custo e tempo de desenvolvimento. A desvantagem e que talvez o chat bot não fique exatamente do jeito que você precisa, pois, as opções de customização são limitadas.

O Facebook tem uma ferramenta de criação de bots dentro do Messenger, que agora é tratado como plataforma. Mais informações sobre os bots dentro do Facebook você tem neste link.

Se você for um programador experiente, desenvolva um chat bot do zero ou contratar uma empresa para desenvolver o chat bot da sua empresa do zero.

A vantagem desta opção é que o bot será feito sob medida para a sua empresa, podendo ser “treinado” especificamente para o seu setor, produtos, etc. Isto significa que o seu poder de entendimento e de conversação serão maiores.

A desvantagem é o prazo maior de desenvolvimento, e o custo alto de desenvolvimento, que pode chegar a ser muito maior que nos outros dois métodos.

Tanara Fernandes

[email protected]

Aprenda a criar um chatbot no Facebook Messenger para a sua empresa
5 (100%) 1 vote

Autor

Tanara Fernandes

Compartilhe

Facebook Twitter linkedin