Receba por email

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades do blog.

25 de Julho de 2018

Analytics, a ferramenta que vale ouro!

Se você tem um blog, site, aplicativo ou um ecommerce,  o Google Analytics é obrigatório.

O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de acessos e interações para todos os tipos de sites.  E muitos de nós “batemos a cabeça” tentando entender o que acontece com nosso site, mas poucos sabemos interpretar de verdade as informações preciosas que temos.

 

O Google Analytics é um mundo imenso de informações que quando bem usadas trazem insights valiosos. Por isso, informação vale ouro!

Algumas informações que o Google Analytics nos disponibiliza: número total de visitantes, origens de cada visita ao site, páginas visitadas, tempo que o usuário ficou no site, palavras-chave, taxa de rejeição,  marketing, mídias sociais, resultados de conversões. Além disso, você pode acompanhar metas estipuladas.

Mas o mais importante, essas informações só serão relevantes desde que você saiba configurá-las e interpretá-las de forma correta.

Marketing

Quando você monta uma campanha de marketing digital, é essencial que você acompanhe o desempenho dela, observado a resposta do seu público à campanha. Uma campanha online pode facilmente ser alterada. Por isso, para uma boa campanha, o analista de marketing capta através do Google Analytics  todas as informações necessárias para identificar o que está errado, o que corrigir, e o que está certo para obter o melhor resultado!

harry potter applause GIF
 

E agora, você consegue imaginar um Ecommerce sem Google Analytics?

O Analytics traz todos os dados necessários para avaliar o desempenho da sua loja virtual. Como por exemplo, o caminho que as pessoas fazem até a compra, onde os usuários estão saindo da loja, os produtos mais vendidos, valor médio de compra, quais campanhas geram leads e conversões.

Para instalar o Analytics é simples, basta inserir o código no seu site (você pode pedir para o seu desenvolvedor) e integrar algumas variáveis para coletar os dados sobre o visitante do seu site e o que eles fazem durante a navegação, inclusive as compras que eles fizeram.

Você tem a possibilidade de saber a todo momento quantas pessoas estão em seu site, quais são as páginas mais acessadas e até quanto tempo o seu usuário permanece nelas. Em resumo, ter uma medição de todo o desempenho das suas páginas e campanhas de vendas em tempo real, sempre disponível para sua visualização. Até mesmo dados referentes a gênero, idade, categorias de interesse e tipos de sites visitados pelo seu público.

pay me kim kardashian GIF by GQ
 

Nós falamos, essa ferramenta vale ouro! As tomadas de decisões estratégicas devem ser feitas com base nos relatórios do Google Analytics, fazendo que o desempenho do site melhore de acordo com os objetivos, direcionando os investimento mais assertiva.

O Analytics vai muito além de uma ferramenta de monitoramento, ela é uma ferramenta poderosíssima, que permite através de dados reduzir custos com marketing, atendimento e relacionamento com o cliente.

Você ainda não analisa os dados do seu site, para seu blog, e-commerce ou aplicativo? Não perca mais tempo. Se tiver alguma dúvida deixe um comentário, vou adorar te ajudar!

 

Mariana Zucco

Coordenadora de Marketing

[email protected]

Analytics, a ferramenta que vale ouro!
5 (100%) 4 votes

Autor

Mariana Zucco

Compartilhe

Facebook Twitter linkedin