Receba por email

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão as novidades do blog.

12 de Maio de 2017

Alinhando a estratégia de marketing e vendas

Para um bom resultado da sua empresa, uma boa estratégia  envolvendo todos os setores do seu negócio deve ser primordial.

O setor de marketing e o comercial, responsáveis pelas vendas, não só precisam como devem ser parceiros fiéis em busca de bons resultados. Engana-se quem pensa que são áreas diferentes, pois uma tem tudo a ver com a outra.

Há anos atrás, o marketing era visto apenas como criador de estratégias,  e promoções enquanto a parte da negociação dos serviços era feita por vendas. Um pensamento ultrapassado tendo em vista que os dois setores precisam estar alinhados e trabalhado juntos.

Com a facilidade que a era da informação trouxe, o hábito do usuário e costumes se tornaram outros. Antes de efetuarem uma compra o usuário pesquisa na internet para saber do produto e fazer comparações de preços, formas de pagamento, atendimento entre outros.

É nessa fase que um bom alinhamento entre marketing e vendas fará toda a diferença.

Marketing x Vendas

São poucas as empresas que possuem estes dois departamentos tão unificados, é normal ver ambos discutirem entre si.

O marketing aponta que vendas não tem visão de mercado e em contrapartida vendas defende que marketing não sabe como funciona na prática.

Sem marketing, vendedores não tem leads para trabalhar e, sem time de vendas, aos leads não se tornam clientes.

Estratégias alinhadas

O marketing pode fazer uma super campanha, mas se o comercial não está sabendo sobre o assunto não irá conseguir transmitir seus valores durante a prospecção e venda.

Nessa situação, a parceria reflete a imagem positiva da empresa, seus produtos e serviços, importante para a identificação do público com a marca, aumentando o faturamento em vendas.

Unidos por um único propósito

Assim sendo, Marketing e Vendas precisam estar juntos na composição das ações que trarão aos leads, e fazer com que parte deles se tornem clientes.

Os dois departamentos podem aprender um com o outro: Marketing pode salientar o quanto as tendências de mercado num segmento devem ser exploradas e Vendas pode dar dicas de como abordar esse público de forma assertiva, por exemplo.

Tanara Fernandes

[email protected]

Alinhando a estratégia de marketing e vendas
Vote para esse post!

Autor

Tanara Fernandes

Compartilhe

Facebook Twitter linkedin