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26 de Novembro de 2019

Afinal, o que é marketing digital?

Quando você visita o nosso site, logo de cara se depara com a seguinte frase: “Marketing digital de resultados, não importa o tamanho da sua empresa”, mas você sabe afinal, o que é esse tal marketing digital? Se não sabia, essa é a hora de nós te contarmos um pouquinho sobre o que é (e o que faz, como faz, porquê faz e etc) esse famoso – e importante – marketing digital. 

Sabe aqueles termos que junto do significado vem um “nós poderíamos ficar aqui dias falando sobre isso que ainda não seria o suficiente”? Então, esse é um deles, mas nós vamos tentar deixá-lo o mais claro e direto possível para você ficar por dentro de um pouco do que nós fazemos por aqui.

Marketing digital pode ser traduzido como uma série de ações pensadas, programadas e elaboradas de maneira online que buscam atingir um objetivo mercadológico para a sua marca, seja ele puramente financeiro ou de imagem (que no final, acaba sendo financeiro também)”.

Complicado? Nós vamos explicar melhor falando sobre cada etapa de um planejamento de marketing digital, apresentando ainda alguns dos produtos que nós oferecemos por aqui: 

Um bom plano de marketing digital precisa de planejamento: parece óbvio, mas para atingir aquele objetivo mercadológico que nós citamos a pouco, é preciso construir uma base sólida, colocando no papel cada etapa a ser percorrida, em quanto tempo esperaremos um retorno, quais as estratégias utilizaremos para isso e outras definições que farão toda a diferença entre o sucesso e fracasso da ação.  

Um bom começo para nortear essas metas é se fazer as seguintes perguntas: 

  • O que você quer atingir? 
  • Esse objetivo é realmente tangível para você nesse momento? Você tem tudo o que precisa ao se alcance para atingi-lo? 
  • Existe uma maneira de saber se você o atingiu? 

Respondidas – positivamente – essas questões, nós partimos a identificar questões como “para quem eu devo direcionar meus esforços?”, “onde está esse público?”, otimizando forças e garantindo que o seu cliente vai ser impacto na hora e lugar certo, o que nós chamamos de Diagnóstico Estratégico

Outra dica importante é: seja claro e específico na hora de definir a sua meta, especificando o prazo e quantidades por exemplo. 

Ok, até aqui tudo lindo, certo? Mas como vamos fazer o seu produto chegar até o seu cliente depois de descobrir onde ele está? Agora entra em campo as definições e produção do que vai ser posto em prática: 

Vamos supor genericamente que você forneça tabelas financeiras para grandes executivos, certo? E então nós descobrimos que o seu público visita diariamente sites ligados ao tema para acompanhar a bolsa de valores, variação do dólar e afins, e estrategicamente um banner da sua empresa estava lá em uma destas visitas: plin, uma possível conversão acabou de surgir! 

É desse tipo de marketing digital que nós estamos falando, oferecer produtos que façam sentido para pessoas que façam sentido, e é através de pesquisas e análises pré-campanha que nós descobrimos qual estratégia adotar. 

Além disso, o exemplo do banner é apenas uma pontinha do iceberg quando se trata de ações no marketing digital, por exemplo: 

O Facebook Ads é uma das mídias programáticas que nós trabalhamos, altamente capaz de segmentar o seu público através do entendimento quase total do que as pessoas gostam ou não, diminuindo as chances de resistência e oferecendo ainda uma variada gama de possibilidades dentro da plataforma. 

O Instagram Ads é bastante parecido com o Facebook Ads, mas consegue ser ainda mais dinâmico, pelo seu grande diferencial a cargo dos stories! Além disso, ambos trabalhados em conjunto conseguem distinguir onde está o público-alvo, se adequando automaticamente para entregar seu conteúdo de maneira mais assertiva. 

Lembra do nosso exemplo sobre planilhas para executivos? Quem sabe o e-mail marketing também não fosse uma ótima maneira de chegar até eles? Além de ser extremamente eficaz em termos de segmentação, ele ainda é uma ótima ferramenta na hora de “trazer o seu público para perto”, capaz de afunilar a relação entre cliente e marca por seu teor de exclusividade

E é impossível falar de marketing digital sem citar o nosso querido Google Ads! Uma das mais tradicionais e eficazes ferramentas para se anunciar na internet, ele vai além do “patrocinado” nas suas buscas, abrindo caminho ainda para você anunciar em plataformas como o Youtube por exemplo, sendo simplesmente detentor de 95% do mercado brasileiro da área. 

Mas ainda existem incontáveis outras ferramentas de marketing digital, como a produção de textos de blog, a criação e alimentação de perfis comerciais nas redes sociais e outras ações que podem se integrar ou não, e o que vai definir quais adotar e quais darão certo ou errado é a primeira variável que nós abordamos: um planejamento eficaz! 

Viu só como a vida online, assim como a offline é cíclica? 

E por último, mas não menos importante, nós também voltaremos àquela pergunta sobre conseguir identificar ou não se o objetivo traçado foi cumprido: o acompanhamento durante o desenrolar das ações e a análise após a implementação de cada uma é essencial. 

Assim como outros aspectos, marketing digital se trata de celebrar os acertos, mas também de aprender com os erros, por isso é de extrema importância escolher adequadamente quais métricas mais fazem sentido com os objetivos estipulados para que ao fim de cada ação, podermos entender se os objetivos propostos foram alcançados ou não, otimizando e melhorando certos aspectos nas próximas ações.

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Lais Bellmax

Marketing

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Lais Bellmax

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