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19 de Novembro de 2019

A importância de bons conteúdos no digital

Nós falamos a pouco sobre o que é marketing digital, suas estratégias e ações, e a produção de conteúdo é apenas uma das infinitas vertentes desse mercado, mas o conteúdo que você vem produzindo é realmente útil e eficaz para o seu público? 

Essa é a questão que deveria nortear cada criação como vídeo no Youtube, post de blog ou até legenda no Instagram, mas alguns creators (termo que foi adotado não tão recentemente para se referir aos produtores de conteúdo digital, anteriormente denominados influencers) acabam se esquecendo da importância que esta premissa representa para seu sucesso. 

Mas antes, vamos falar um pouquinho sobre o que é o conhecido marketing de conteúdo? Afinal, é ao redor dele que a nossa discussão se desencadeará. 

Sabe aquele tutorial de maquiagem que você viu no IGTV (se você ainda não foi apresentado a essa ferramenta, o IGTV é uma espécie de Youtube embutido no Instagram, que possibilita que qualquer conta ativa na rede possa publicar um vídeo de no mínimo um minuto de duração) ou mesmo esse texto que você está lendo nesse exato minuto? Isso é marketing de conteúdo: 

Um “infoproduto” disponibilizado de maneira online que serve para transmitir e compartilhar algum tipo de conhecimento, seja ele prático ou teórico, e praticamente qualquer pessoa pode produzi-lo, basta você ter um aparelho como computador ou celular, acesso à internet e escolher a plataforma mais adequada para o tipo de público e informação. 

Mas o que é infoproduto? Sim, muitas palavras novas flutuam pelo universo do marketing de conteúdo, mas você não vai sair daqui sem conhecer boa parte delas! Na prática, infoproduto é um termo que se refere a algo que você adquire de maneira online e que permanecerá online, como um filme em plataformas de streaming ou um curso em plataformas como a Udemy, ou seja, ele é seu, mas só existe digitalmente. 

Conseguiu entender melhor sobre o que se trata o marketing de conteúdo? Então vamos falar agora sobre o que o sustenta: a importância de bons conteúdos, úteis, concisos e principalmente reais! 

Para aprofundar um pouco mais nossa conversa, é preciso entender que o comportamento do consumidor vem mudando drasticamente com o passar do tempo, onde ele se torna cada dia mais consciente e atento a questões referentes ao meio ambiente por exemplo, deixando de focar no produto e passando as suas atenções para as ações da marca que o produz e como o produz. 

Nossa, que complicado, né? Se você se interessou pelo tema e deseja entender ainda melhor como funciona esse processo, nós deixamos aqui como dica de leitura um autor bastante conhecido no universo do marketing, chamado Philip Kotler, mais especificamente tratando-se do título Marketing 4.0, que aborda o tema de maneira mais científica e completa. 

Um acontecimento que comprova a veracidade dessa mudança? A retirada da visualização do número de likes nas publicações do Instagram! Essa ação tomada recentemente pela equipe por trás da mídia social mostra que, além de as pessoas estarem dando menos importância para os números, elas também estão se importando mais consigo mesmas. 

Além disso, o que conta aqui é a experiência: qual sentido faria um influencer especialista em futebol te indicando uma nova linha de produtos de limpeza? 

É aqui que nós chegamos à importância da adequação para o seu conteúdo: Além de se preocupar em produzir um conteúdo útil para os seus seguidores, o ideal é a busca por criar uma autoridade em torno do assunto que você trata, e nós separamos algumas dicas primordiais para a sua jornada nessa construção de identidade: 

Defina o seu diferencial: para se destacar nesse grande mercado onde todos podem oferecer algo, você precisa de um diferencial, seja na maneira como você interage com o seu público, no que você oferece para quem te acompanha ou afins. 

Escolha onde você vai estar: não é porque você oferece um produto digital, que deve estar presente na internet inteira. Isso quer dizer que para ajudar na construção da sua identidade, você deve adequar quais ferramentas mais farão sentido com o seu conteúdo, como blog ou perfil no Instagram. 

Conheça o seu público: para te ajudar na dica anterior, conhecer bem o seu público é uma boa! É ainda sabendo quem vai se interessar pelos seus assuntos que você vai adequar coisas como a sua linguagem, visual e etc. 

Além disso, para gerar conteúdo de qualidade você não deve oferecer mais do mesmo, então produza conteúdo autoral com base em boas ideias, das quais você pode retirar unindo seu conhecimento a algumas referências que te inspiram. 

Lembre-se: é importante considerar que o que você produz e publica de maneira online, muitas vezes interfere de maneira offline na vida das pessoas que são impactadas, então crie com responsabilidade e consciência. 

Viu só quanta coisa envolve a produção de conteúdo? E esse é só o começo! Compartilhe esse post com quem você sabe que possa precisar e vamos juntos tornar esse mercado ainda melhor. 

Lais Bellmax

Marketing

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Lais Bellmax

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