Quando uma pessoa ou página começa a nos seguir no Instagram, a primeira coisa que fazemos é olhar o feed para fazer o reconhecimento, seja para verificar se realmente conhecemos, seja para descobrir se a página traz conteúdo suficientemente interessante para merecer que sigamos de volta.
Quando se tem uma conta no Instagram e um dos objetivos é conseguir seguidores e pessoas interessadas no conteúdo, produto ou serviço exposto ali, um dos pontos mais importantes que deve ser levado em consideração é a identidade visual do feed.
O que consiste uma identidade visual?
A identidade visual de uma pessoa ou marca é basicamente, o conjunto de coisas que as identificam.
Por exemplo, pense em você e de que forma você é reconhecido pelos seus amigos, familiares ou colegas. Você pode ser o vegetariano, ou o cara que usa óculos ou a mulher de cabelo cacheado, o fato é que é sempre algo que o diferencia dos demais.
Sendo assim, a identidade visual funciona como uma espécie de cartão de visitas quando se trata de empresas, afinal de contas, a identidade visual auxilia o consumidor a lembrar-se da marca quando precisar dela.
Para que sua marca seja reconhecida de forma positiva pelo cliente, é preciso encontrar maneiras de se diferenciar das demais marcas e expor suas qualidades.
Como destacar sua marca criando uma identidade visual eficaz.
Uma boa identidade visual é construída por diversos elementos gráficos. Estes elementos, sozinhos e em conjunto, são responsáveis por comunicar quem a empresa é, seus valores, no que ela acredita e sua visão do mundo.
Para lhe ajudar a criar uma identidade visual eficaz, separamos algumas dicas que vão deixar seu feed muito mais bonito, agradável e a cara da empresa.
É importante cuidar.
Nem sempre o cliente vai ter o primeiro contato com a sua marca diretamente pelo produto, é muito possível que primeiro ele veja o logo, ou a fachada do estabelecimento, seja impactado por algum anúncio ou acabe vendo seu perfil nas redes sociais. Por isso, cuidar de cada um deles, seja a forma de exposição do feed, seja a organização da loja, deve transparecer capricho e cuidado e não desleixo ou descaso, pois essa impressão pode levar o cliente a optar por outra marca que apresente de forma mais organizada e bonita, simplesmente porque teve a percepção de que o concorrente é mais caprichoso que você.
Compondo o feed.
Primeiro de tudo é preciso definir quais conteúdos serão abordados e esses conteúdos precisam ser úteis ao leitor. Não adianta ser bonito e vazio, não é mesmo?
Cores
Depois de decidir o que vai ser colocado no feed, defina a paleta de cores que será utilizada em toda a sequência de posts. As cores escolhidas devem ter algo em comum com a logomarca da empresa, facilitando a associação do cliente à marca.
Por exemplo, cartão de crédito na cor roxa, qual marca lhe vem à mente?
Dificilmente você não pensou no Nubank, não é mesmo? Eles são um bom exemplo de adequação das cores da marca ao feed e a todos os demais produtos e serviços. O roxo comunica tão bem o posicionamento do Nubank que o reconhecimento pelas pessoas é instantâneo.
É importante lembrar que não é uma boa ideia entupir o feed com a mesma cor a ponto deixar a pessoa enjoada, é interessante que a paleta de cores seja definida para que seja possível alternar entre uma cor e outra sem deixar o feed visualmente cansativo.
Foco visual
Qual vai ser o foco do feed? Terá pessoas? Imagens ou ilustrações? Deve ser feito um planejamento do que será exposto para que o todo do feed fique visualmente agradável e condizente com a imagem da marca.
Recursos gráficos
Além das imagens e cores, outros recursos devem ser utilizados, como efeitos padrão responsáveis por comunicar uma unidade visual nas imagens, evitando que o feed pareça bagunçado.
Minimalismo
O famoso “menos é mais”, se aplica muito aqui. Um feed cheio de informações e textos nas imagens dão a impressão de que não houve planejamento algum e que os posts foram simplesmente lançados lá para tentar vender algum produto. Use fontes legíveis e suaves e não esqueça de harmonizar os posts entre si.
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Conseguiu perceber a importância da identidade visual na comunicação dos valores de uma marca e como isso pode influenciar na percepção do cliente?
Vamos logo colocar em prática!