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14 de Janeiro de 2020

7 maneiras de desenvolver sua inteligência emocional no ambiente de trabalho!

Se você quer ter sucesso no mercado de trabalho, é necessário entender o quão é fundamental exercitar a sua inteligência emocional, visto que é ela a base para o desenvolvimento da maior parte das habilidades interpessoais exigidas no dia a dia dentro do seu ambiente profissional.

A inteligência emocional serve para que você aprenda a gerenciar as suas emoções, além de lidar também de forma correta com quem está ao seu redor, além de que, esse conceito tem sido cada vez mais valorizado nos ambientes organizacionais, visto que o desenvolvimento das habilidades conectadas à inteligência emocional impacta diretamente no comportamento, saúde e consequentemente no rendimento dos funcionários.

Porém, provavelmente, desenvolver inteligência emocional não é tão simples quanto parece, pois demanda muito esforço e dedicação. Isso porque as emoções e sentimentos estão em constante mudança e dependem, principalmente, de fatores externos, bem como o estresse, a tensão muitas vezes presente no seu ambiente de trabalho, dentre outros, capazes de dificultar esse gerenciamento.

Para te ajudar nessa importante tarefa, nós separamos 7 práticas que irão te ajudar a desenvolver a sua inteligência emocional no trabalho e melhorar diversos aspectos de convivência consigo mesmo e com os seus colegas, vamos lá?

1. Analise seu próprio comportamento: É importante você estar atento em relação às suas atitudes durante o dia, ou seja, como você corresponde aos obstáculos, como lida com os seus próprios sentimentos em momentos de tensão e em situações que exigem total controle sobre esses sentimentos. Autoconhecimento é o primeiro passo para o controle emocional.

2. Domine as suas emoções: Você deve dominar os seus sentimentos, e não ao contrário. Controle é a palavra-chave! Evite tomar decisões no calor do momento, meramente por impulsividade, pois as chances de se arrepender mais tarde são consideravelmente grandes. Uma maneira de manter a calma e o equilíbrio é desenvolver o hábito de meditar, antes, após, ou até mesmo durante o trabalho.

3. Aprenda a lidar com as emoções negativas: Os momentos ruins fazem parte da vida, não só profissional, mas também pessoal, bem como os bons momentos. Saber lidar com as emoções negativas é justamente o seu diferencial e essencial para que você não se abale facilmente. O fracasso e as decepções às vezes são inevitáveis, e é interessante que você saiba lidar de forma positiva nesses casos, desenvolvendo a sua resiliência e aprendendo a gerenciar crises.

4. Não tenha medo de se expressar: Não confunda controle com a repreensão das emoções. Expressar opiniões, pensamentos ou sentimentos é essencial para manter uma boa convivência. Isso porque, quanto mais você guarda pra si esses sentimentos, maior será o estrago quando você não conseguir mais comporta-los. Eles irão se acumular e se tornar um problema muito maior, que pode inclusive afetar a sua saúde no futuro.

5. Saiba lidar com a pressão: O estresse e a pressão são quase que inevitáveis dentro do ambiente de trabalho, por mais que você ame a função que exerce. Por conta disso, é essencial saber lidar com essas situações conflituosas de forma eficaz e sadia. Sempre mantendo a calma e procurando a melhor solução, sem agitação desnecessária.

6. Tenha empatia: Empatia é o ato de se colocar no lugar do outro, e além de compreender o que se está sentindo, é essencial compreender o que o outro está sentindo também. Todos ao seu redor, profissionalmente e pessoalmente falando, possuem emoções e também cabe a você compreendê-las para haver melhorias nos seus relacionamentos interpessoais.

7. Seja autoconfiante: Esse é um pilar essencial no desenvolvimento da inteligência emocional no ambiente de trabalho. É preciso acreditar em si mesmo para conseguir vencer os desafios do dia a dia, presentes na rotina cansativa de trabalho.

Essas técnicas existem para serem colocadas em prática todos os dias, até que você perceba a grande diferença – positiva – que a inteligência emocional trará para você, tanto no seu ambiente de trabalho quanto no seu pessoal. 

Lembre-se, pode se tratar de uma tarefa um tanto quando complexa, que exige foco, dedicação e cuidado diário, mas que vale imensamente, pois contribui para o fortalecimento das relações profissionais, te ajudam a trabalhar melhor sozinho e colaborar em equipe, além de favorecer o mindset da empresa em que você atua.

Ah, e essa ainda é uma grande vantagem competitiva, cuide-se!

Lais Bellmax

Marketing

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Autor

Lais Bellmax

Categorias

Dicas

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