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19 de Junho de 2019

7 dicas para escrever boas descrições de produtos no seu e-commerce

Quem conhece, ou já teve experiências com compras em e-commerce, sabe que comprar online traz muitas vantagens e facilidades para o consumidor. Mesmo que as vendas em e-commerce tenham crescido muito nos últimos anos, ainda existem aquelas pessoas que carregam um antigo receio de comprar pela internet.

Os motivos são inúmeros e um deles é o medo de comprar errado ou comprar algo sem “olhar” e não satisfazer as expectativas. Uma forma de evitar esse e outros ruídos de comunicação entre a loja virtual e o consumidor, é montando uma boa estratégia de descrição de produtos. Por isso separamos 7 dicas para escrever descrição de produtos como um expert.

Por que uma boa descrição é importante?

Para os clientes, uma boa descrição de produtos é importante porque além de gerar confiança, demonstra profissionalismo, cuidado, credibilidade e qualidade do produto. Uma descrição bem escrita é capaz inclusive de demonstrar ao cliente o quanto você entende do que está falando e o quanto seu produto pode solucionar o problema dele.

Outro ponto importante um pouco mais direcionado para gerenciamento, é que uma boa descrição reduz o trabalho de ficar respondendo perguntas feitas no chat do site ou por e-mail, pois as respostas já estão todas lá, sem correr o risco do cliente acabar desistindo da compra por não ter as informações que precisa. Vale dar uma conferida nas dúvidas de clientes que você já tenha recebido para ter uma ideia do que acrescentar.

Agora, se sua intenção é aparecer na primeira página de buscas do Google, uma boa descrição de produto é uma excelente tática de SEO, pois é possível utilizar palavras-chaves que direcionem para sua loja. Como o buscador do Google não lê imagens, ele acaba indexando o texto mais relevante, ou seja, direcionando o consumidor para a loja que mais se parecer com o que ele está buscando.

Vamos às dicas?

1) Fale, fale, fale.

A primeira dica para fazer uma boa descrição de produto é colocar todas as informações possíveis. Detalhe tudo, diga do que é feito, a composição completa, todas as suas medidas de pé, de lado, de cabeça para baixo, as cores disponíveis, os tamanhos, o peso, indicações de como e onde usar, e qualquer outra informação que possa ser relevante e indispensável para o cliente.

Quanto mais informações seu cliente tiver, mais rápida será sua tomada de decisão. Você também pode inovar e criar descrições de produto com apresentações multimídias e tornar a experiência do cliente ainda mais interessante.

2) Nada de Ctrl C + Ctrl V.

É uma péssima ideia copiar e colar o que está descrito no site dos fornecedores. Separe um tempinho para elaborar do seu jeito o texto de cada peça. Uma boa estratégia para deixar o consumidor curioso e querendo logo ter o seu produto, é usar palavras que o faça sentir usando o produto. Por exemplo, eu prefiro usar “um tênis tão macio que parece pisar em nuvens de algodão” do que apenas um “tênis confortável”. Use a imaginação sem medo.

3) Capriche nas fotos.

Não tem descrição que salve uma foto ruim, isso é um fato. Fotografe os detalhes, mostre os diversos ângulos do produto, invista em fotos still ou com modelos usando as peças, é uma forma interessante de ajudar o cliente a ter uma ideia de como ficaria nele. Se for utilizar modelos, é interessante informar as medidas da modelo, altura, peso e o tamanho da peça que ela está vestindo.

Aqui tem um bom modelo de descrição de produto, fotos e tudo que combina com sucesso.

4) Escreva para o público-alvo.

Você já sabe de cor e salteado quem é seu cliente e como se comunicar com ele, certo? Então, não esqueça de caprichar nos verbos em primeira pessoa para deixar o texto mais “humano” e utilizar uma linguagem que seja de fácil entendimento para ele.

5) Foco nas qualidades.

Está liberado encher a descrição de elogios ao produto. Exponha todas as maravilhas que seu produto tem, não se limite a simplesmente descrever a fórmula ou o tipo de tecido, mostre porque o produto é bom e porque ele vai resolver o problema do cliente. Fica mais fácil para o consumidor decidir se vai funcionar ou não para o que ele necessita.

6) Invista na economia colaborativa nos sites e apps.

Sabe no que as pessoas confiam? Reviews! Para alguns clientes o que a marca está dizendo sobre o produto pode não ser verdade, então eles buscam indicação de outros clientes para ter certeza de que a promessa feita foi cumprida. Então, deixe os comentários abertos sem medo.

7) Emocione.

Que tal contar uma história? Colocar o cliente em um mundo paralelo em que ele estará usando seu produto e realizando um sonho. Não sei você, mas eu adoraria usar um biquíni floral que me teletransporta para uma ilha ensolarada no pacífico.

E aí, curtiu? Vamos colocar em prática?

Lais Bellmax

Marketing

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7 dicas para escrever boas descrições de produtos no seu e-commerce
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Autor

Lais Bellmax

Categorias

Dicas

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