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20 de Abril de 2018

5 boas práticas de E-mail Marketing valiosas para quem está começando!

Pelo contrário do que todos pensam, o e-mail não morreu e continua sendo o campeão do ROI (Retorno sobre o investimento). Existem muitas ferramentas e estratégias disponíveis para tornar o e-mail marketing o carro chefe do seu negócio.

Para ter noção do que estou falando, empresas de B2B podem encontrar no e-mail uma oportunidade grande de conversão, segundo a McKinsey & Company funcionários de empresas passam, em média, 13 horas da sua jornada de trabalho verificando a caixa de e-mail – é muito tempo!

Algumas boas práticas ajudam a tornar o E-mail Marketing uma ferramenta valiosa para quem está começando, fique no post e veja quais são elas:

1: Tenha uma lista opt-in

Antes de tudo, opt-in são pessoas que optaram por receber os seus e-mails, por espontânea vontade, ou seja, estão interessados na sua empresa e produtos.

Mas como saberei que minha lista é opt-in? Simples, se você possui um site ou blog, uma prática comum é adicionar um campo de newsletter para cadastrarem o e-mail, e não esqueça de informá-las que tipo de assunto receberão.

Existem muitas outras maneiras, uma simples solicitação após a compra de um produto na sua loja física já o torna opt-in, se este permitir o envio de newsletter.

2: Evite remetentes genéricos

Algumas empresas pensam que o nome do remetente deve ser o nome da empresa, muito pelo contrário, várias pesquisas já comprovaram que o fato do remetente possuir um nome comum – João, por exemplo – o torna muito mais vantajoso. Isso porque o deixa mais pessoal.

Uma analogia simples: quando você é atendido em alguma loja, o atendente informa o seu nome e não o da empresa.

3: Segmente o seu público

Sua lista é opt-in, você está enviando e criando muito conteúdo mas não consegue engajar seu público? Muitas empresas que estão começando passam por este problema, e não se preocupe, é algo simples e até comum de acontecer.

Pense da seguinte forma: sua empresa vende sapatos para todos os públicos, você envia um e-mail na semana com a nova coleção de sapatos femininos e 10% dos que abriram, clicaram no seu e-mail, na mesma semana você envia a coleção de sapatos masculinos e a taxa de clique por abertura ficou apenas em 5%.

Easy peasy”, seu maior público se interessa por sapatos femininos, quando você envia conteúdo masculino a tendência é que o interesse diminua e não há cliques.

Para resolver este problema, segmente seu público, crie uma lista com os contatos que se interessam por sapatos masculinos e outra com os contatos que se interessam pelos sapatos femininos, e envie seus e-mails separadamente.

Suas métricas nunca mais serão as mesmas!

4: Menos é mais

Seu template está pronto, você está criando uma campanha na sua ferramenta de disparo e chega no assunto…

Admita, você já gastou muito tempo escrevendo um assunto para o seu e-mail. Aqui vai uma dica valiosa: economize nas palavras mas capriche na chamada.

Em uma pesquisa de Madhu Gulati, presidente da empresa de automação de marketing ShowMeLeads, foi visto que: assuntos de 5 a 10 palavras são os que mais geram taxa de abertura, acima disso a taxa cai para menos de 7%.

5: Atente-se em quem sai!

Pode ser que, em determinado momento alguns contatos da sua lista não se interessem mais pelo conteúdo que está sendo enviado por e-mail e descadastram-se, chamamos estes contatos de opt-out.

Não deixe as pessoas saírem sem saber o motivo, crie um formulário de descadastro em sua ferramenta de e-mail para saber o porquê da saída, dependendo das resposta você poderá aperfeiçoar os próximos envios e evitar que mais contatos optem por sair da sua lista.

Poderíamos listar o dia todo boas práticas de E-mail Marketing, todavia, estas são as mais pontuais e que muitas empresas têm dificuldades no começo.

Se ficou com alguma dúvida, ou possuí uma sugestão, fique a vontade e comente abaixo! Até o próximo post! 😀 

5 boas práticas de E-mail Marketing valiosas para quem está começando!
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Autor

Jose Augusto

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