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Arpina Digital

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O que esperar da Black Friday 2020

Em 2019 a Black Friday atingiu 3 bilhões em faturamento em 2 dias, e apesar de tudo o que já aconteceu esse ano, as projeções para 2020 são otimistas.

“Estamos em Setembro ainda, e já estão falando em Black Friday 2020?” Sim! E se você deseja que seu negócio se destaque, já é hora de pensar nas ações para o maior evento do varejo.

Apesar das expectativas serem cautelosas por conta da pandemia e crise econômica, as projeções para faturamento ainda são positivas, e com e-commerce ganhando mais espaço.

O QUE É BLACK FRIDAY

Inicialmente criada nos Estados Unidos, a Black Friday, ou BF como alguns chamam, é um evento criado pelo varejo há alguns anos, onde é celebrado um dia inteiro de descontos excepcionais em diversos produtos, e dependendo da empresa, às vezes as promoções se estendem pela semana.

A Black Friday chegou ao Brasil somente em 2010, e vem se tornando a data mais lucrativa do ano para varejistas, superando até mesmo o Natal.

Assim como nos EUA, o evento é celebrado sempre na última semana de novembro, com o varejo colocando preços mais acessíveis em diversas mercadorias. A Black Friday 2020 tem data de início para 27 de novembro este ano.

O NOVO “NORMAL” E A NOVA BLACK FRIDAY 2020

Inegavelmente a pandemia acelerou em anos o desenvolvimento de compras virtuais, que não era algo comum para uma grande parcela dos consumidores. Embora essa evolução tenha sido veloz e positiva, não se pode dizer o mesmo da situação econômica atual, que é de crise. Apesar do comércio estar em baixa atualmente, a expectativa ainda é positiva para a Black Friday.

 Muitos especialistas do mercado enxergam que boa parte dos consumidores está, de certo modo, economizando durante este período de incerteza financeira, para poder aproveitar os melhores descontos da Black Friday, investindo na aquisição de produtos mais duráveis até que tudo se estabilize.

COMÉRCIOS QUE DECOLARAM DURANTE A PANDEMIA

Como já estamos alguns meses vivendo o dito “novo normal”, durante todo este tempo já foi possível analisar uma mudança no consumidor, e estas mudanças além de refletirem totalmente nos resultados do comércio, mostram caminhos que podem explorados nos negócios online para a Black Friday, fazendo com que você saia à frente dos concorrentes diretos no segmento.

Um estudo trazido pela NCI trouxe dados interessantes para que líderes dos próprios negócios fiquem atentos, pois são mercados em crescimento, e que ainda vão estar sendo muito rentáveis durante a Black Friday, dado que os efeitos da pandemia ainda estarão presentes.

Fonte: Nielsen Consumer Insights

Além desses apresentados nos dados da NCI, outros segmentos que ainda continuam apresentando resultados lucrativos, mesmo durante este período de crise são:

  • Brinquedos (Crescimento de 643,05%)
  • Artigos Esportivos (Crescimento de 187,80%)
  • Games Online (Crescimento de 58,46%)
  • Deliverys Gerais (Crescimento de 55,66%)

DESTAQUE NA BLACK FRIDAY PARA ESTRATÉGIA OMNICHANNEL

Omnichannel é uma das maiores tendências de consumo, que resumidamente significa interligar seus canais de venda e comunicação, oferecendo possibilidades online e offline. 

Uma pesquisa feita pela Social Miner recentemente divulgou que, durante a quarentena, mais de 24% dos consumidores mesclaram entre compras online e offline, e aproximadamente 23% só fizeram compras em loja online, com empresas que já conheciam pessoalmente, ou que possuíam uma loja física também

As Lojas Físicas ganharam um novo papel de composição no varejo pois:

  • 25% das compras online hoje são Click & Retire (comprar e retirar na loja física)
  • Estima-se que logo 45% das vendas terão participação Online e Offline;
  • Na Renner, 10% das vendas Click & Retire geram compra extra na hora da retirada;
  • E-commerce está saindo do lugar de complemento e indo para o protagonismo;
  • Lojas Físicas ganham um novo papel, como “sala de exposição”.

Dessa forma, fica bem explícito que para a Black Friday 2020, onde o consumidor dificilmente poderá se aglomerar em loja, ser uma opção de negócio omnichannel pesa muito na definição de compra.

DICA EXTRA PARA VENDER MAIS NA BLACK FRIDAY

Lá no início falamos que já passou da hora de pensar na Black Friday 2020, isso porque os futuros consumidores estão pesquisando a fundo seus produtos desde já. E um dos erros que você jamais deve cometer, é subestimar a inteligência do seu público. Por isso, para se destacar nesta data você precisa facilitar a vida dele com:

  • Promoções verdadeiras e com benefícios reais.
  • Crie estratégias para manter o cliente comprando até mesmo fora deste período.
  • Atendimento online e offline perfeitos, capacitando sua equipe para isto.

Além dessas premissas básicas que todo negócio com propósito deve oferecer, é preciso suprir todas as expectativas do consumidor, pois somente assim ele escolherá sua loja entre tantas outras. 

Trouxemos esses dados extremamente interessantes sobre o que os consumidores mais buscam, para que você não só fique atento, mas comece a aplicar antecipadamente em sua loja online, e tenha ainda mais sucesso nas vendas antes, durante, e até depois da Black Friday.

Como melhorar a experiência de compra online:

  1. 45% falou em redução do tempo de entrega;
  2. 29% sugeriu a atualização das informações do produto com frequência;
  3. 23% deu importância à variadas formas de pagamento;
  4. 23% recomenda a melhoria na responsividade do site para facilitar o processo de compra;
  5. 20% quer a possibilidade de retirada em loja;
  6. 16% pede um prazo de pagamento mais longo

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA A BLACK FRIDAY?

Os consumidores estão cada vez mais exigentes sobre onde investir seu dinheiro, e neste período de promoções, ainda mais. Dessa maneira, usufruir dessas ideias, estratégias e informações, é se posicionar à frente da concorrência, pois somente assim você irá construir um consumidor fiel, e que irá retornar até mesmo fora o período de Black Friday.

 Após saber de todas essas informações, todas as mudanças, seu planejamento está em dia para fazer seu negócio ser rentável nesta data?

Somos especialistas em estratégias de lojas virtuais e marketing digital! Se você quer inserir seu negócio no e-commerce, ou otimizar as táticas e processos para que sua loja virtual venda mais, entre em contato com a gente! Estamos presentes no Instagram, Facebook e LinkedIn.

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