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Arpina Digital

As ferramentas de marketing digital para 2020: a era da humanização

Se você acompanha as tendências de marketing digital e todas as outras mudanças que ocorrem de mãos dadas a ela todos os dias (que inclusive invadem a nossa vida a todo momento e influenciam até mesmo a nossa maneira de consumir), sabe que cada vez mais o ser humano tem se encontrado no centro de tudo, e a cada dia que passa as pessoas ganham mais voz.

É essencial iniciar esse artigo ressaltando essa última afirmativa, e você em já vai entender o porquê. Então bora falar sobre as principais mudanças e ferramentas essenciais de marketing digital para o seu negócio em 2020?

A era da humanização lado a lado com a centralização do consumidor: Foi-se o tempo onde as marcas apostavam em novos produtos e serviços com base no seu feeling, e é por isso que hoje tudo parte de um bom motivo e dados que o comprovam – ou o invalidam, e ferramentas para obtê-los felizmente não faltam. E é daí que nós partimos da premissa de que as pessoas ganham mais voz (mas não só dessa maneira), e seus desejos moldam senão todas, a maior parte das novidades do mercado.

Que tal um exemplo? Sabe aqueles e-mails que você deleta antes mesmo de abrir por já saber exatamente do que se trata? Esse é um ótimo exemplo do que vem mudando: os e-mails precisam deixar de ser de um robô para uma pessoa e, no mínimo, receber uma personalização que faça a diferença (só [INSERIR_NOME] não vale).

Nada de infringir a lei (e os termos de aceitação também): é essencial para o sucesso ou sobrevivência de qualquer negócio entender antes o que o público quer ou precisa para só depois pensar em que solução entregar, e ferramentas como as pesquisas e enquetes do Instagram são excelentes (e intimistas) maneiras de descobrir isso. Além de para lá de divertidas, elas ainda influenciam positivamente no engajamento da sua marca nas redes sociais, estreitando o laço entre anunciante e receptor.

Uma dica extra é estar sempre de olho no Google Trends, um ranking de visualização gratuita com os itens mais buscados pelos usuários do mecanismo na web.

Podcasts o tempo todo, de todo tipo: 330%, esse é o – nada pequeno – aumento no consumo de podcasts de todos os tipos nos últimos anos segundo o Spotify, uma das maiores plataformas de streaming desse tipo de conteúdo.

Seja fazendo compras, dirigindo, limpando a casa, as situações possíveis em que você pode fazer algo e ouvi-los ao mesmo tempo são infinitas, tornando-os uma das maiores tendências para 2020.

Economizando tempo e facilitando a vida de pessoas que não são lá muito fãs da leitura por exemplo, a sua marca pode entrar nessa até mesmo patrocinando uma roda de conversa, captando-a e publicando-a através do Anchor, um app prático para a publicação desse tipo de mídia.

A sua voz aqui e ali: Siri, Alexa, Google Home e várias outras que se apresentam – com suas próprias vozes – ao mundo todos os dias demonstram outra forte tendência do mercado, a de que além de praticidade na hora de consumir conteúdo, as pessoas querem chegar até ele de maneira mais fácil e prática, literalmente pedindo aos eletrônicos que os tragam até elas.

Por isso, na hora de publicar conteúdo, invista ao máximo em diferenciais como um bom SEO por exemplo, isso fará toda a diferença na hora de tornar a sua página a mais relevante a ser encontrada pelos assistentes pessoais. Conheça o Google Search Console, ele é uma ótima e gratuita ferramenta para trabalhar o posicionamento do seu site.

Uma troca de valor: Além de coletar dados de uso – novamente, de maneira correta – do seu cliente, uma excelente maneira de convencê-lo a te proporcionar um contato mais próximo é oferecer conteúdos exclusivos em troca do seu número de WhatsApp por exemplo, do qual você pode se utilizar criando uma lista de transmissão, mas sempre deixando claras as suas pretensões de como procederá com tais dados.

Duas ferramentas excelentes nesse tipo de ação são o WhatsApp Business, que dentre diversas funções permite a criação de mensagens automáticas e a informação de horários de funcionamento, e o Mail Chimp, que além de possibilitar a criação e envio de e-mails marketing gratuitamente, também permite que você crie landing pages para se relacionar com o visitante do seu site.

Mas afinal, o que você comunica tem dado resultado?

Pra fechar com chave de ouro e mostrar o valor do que você tem oferecido, é importante ficar de olho no feedback dos seus consumidores. E aí vale ficar de olho nas métricas geradas através das suas redes sociais (e nada de se prender aos likes, que já ficaram no passado), comparar número de visitas nas suas páginas, número de compartilhamentos e muito mais.

Gostou? Então bora entrar com o pé direito e as ferramentas afiadas em 2020!

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