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Arpina Digital

Afinal, o que é CTA?

O CTA (Call To Action) são chamadas que orientam e induzem o cliente ou usuário a ir para o caminho que você deseja. A partir de gatilhos, você pode induzi-lo a executar determinadas ações, como o próprio nome já diz: chamada para ação. Essa chamada pode ser usada em sites, blog posts, e-mail marketing, nas redes sociais, inscrição em newsletter, uma landing page e em diferentes formatos de conteúdo.

Todos os CTAs devem ser claros e logo de cara, dizer o que o usuário vai receber em troca depois que clicar. Isso otimiza a usabilidade, facilita a navegação do seu público e fornece mais conteúdo relevante. A consequência disso tudo é converter os seus visitantes ou seguidores em clientes.

Por isso, o CTA é um poderoso recurso de persuasão que pode ser incluído em diversas ações e plataformas.

Como usar o CTA?

O principal objetivo do uso do CTA é convidar o usuário para um canal onde ele irá realizar ações que o levarão para o seu funil de vendas, e por conta disso, eles podem ser usados em diversos contextos. Abaixo você pode conferir alguns exemplos de onde utilizar:

  • Estimular a navegação no site;
  • Estimular a contratação de planos;
  • Estimular a inscrição no seu site através de formulários;
  • Indicar outros posts seus relacionados ao tema do conteúdo;
  • Download de materiais como e-books ou freebies;
  • Estimular a assinatura de newsletters;
  • Estimular o preenchimento de cadastros;
  • Estimular o cadastro em períodos de teste;
  • Estimular a compra de produtos ou serviços que você forneça.

Onde usar os CTAs?

  1. Páginas do site;
  2. Legendas nas redes sociais;
  3. E-mail marketing;
  4. Posts no blog;
  5. Anúncios patrocinados;
  6. Ofertas exclusivas.

Como criar o CTA certo para o seu público?

Não é igual à uma receita de bolo, mas ainda assim é relativamente simples. Para criar um bom CTA é preciso ficar de olho em alguns pontos importantes, dentre eles:

  • Clareza;
  • Objetividade;
  • Relação com o contexto em que foi inserido;
  • Relação com o objetivo;
  • Coerência;
  • Estar de acordo com a linguagem do público.

O CTA ajuda o seu usuário a chegar onde ele, na maioria das vezes, não tinha consciência que queria chegar. Por isso, evite termos que não dizem exatamente onde ele vai entrar clicando naquele link, por exemplo.

Para criar um bom CTA você deve estar atento aos seguintes elementos:

1. Você sabe quem é o seu cliente?

Você precisa saber quem é o seu público, por isso invista em uma análise do perfil dos visitantes do seu site ou blog e se faça as seguintes perguntas: o que eles buscam? Como chegaram até mim? Quais produtos, soluções ou serviços eles buscam?

Se colocando no lugar do usuário fica muito mais simples identificar as suas necessidades e expectativas. Desse modo, você conseguirá conduzir o visitante de maneira efetiva, pois sabe qual é o melhor CTA para se aplicar. Crie uma persona e pense em que a levaria a clicar no seu CTA.

2. Conteúdo relevante e personalizado

Quando puder, fuja dos clichês, como por exemplo o famoso “clique aqui”. Você deve criar os CTA’s como uma ponta da sua estratégia de marketing digital. Procure aproximar o usuário com textos criativos e personalizados, ou seja, quando você conhece seu público-alvo, fica muito mais fácil fazer conteúdos que irão prendê-lo e atraí-lo.

Portanto, procure aplicar textos curtos, autoexplicativos e objetivos. Sempre use o modo verbal imperativo, ele irá soar como uma sugestão ou ainda um pedido, parecendo muito mais gentil a quem recebe. Veja alguns exemplos que separamos para ilustrar:

  • Faça a sua inscrição e garanta a sua presença;
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  • Assine agora mesmo;
  • Clique no link da bio e assista ao vídeo;
  • Marque uma avaliação.

3. Entregue o que o seu público busca

Lembre-se: você precisa entregar alguma coisa sempre que adicionar um CTA no seu texto! Uma dica é definir uma vantagem que seja capaz de engajar o usuário, esteja atento e seja coerente na chamada e principalmente na entrega do conteúdo, produto, serviço ou etc.

4. Testar muito faz parte do marketing digital

O mundo em si já é um universo de possibilidades, portanto, como saber qual CTAs usar? Existem algumas chamadas que são consideradas mais eficientes, mas você precisa descobrir qual dá certo – ou não – com o seu público. Por isso, o conselho é simples: faça testes!

Sempre aposte em novos formatos, use gatilhos mais agressivos, altere as cores, enfim, há uma grande possibilidade de utilização dos CTAs. Veja mais alguns exemplos abaixo:

  • Assine agora e ganhe um brinde!
  • Compre agora por um preço especial!
  • Adquira agora!

Fazer CTA que converta é uma ótima estratégia! Você engaja o seu público e ainda faz novas vendas. Eles podem ser utilizados no auxílio do impulsionamento da marca, gerando mais leads, seja através do orgânico ou pago, lembrando que o posicionamento da sua marca é determinante para o seu sucesso.

E então, já sabe quais CTAs vão te ajudar a vender mais, aumentar as visitas do seu site e, por isso, devem ser uma parte fundamental da sua estratégia de marketing digital? Siga nossas dicas e descubra!

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