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3 razões principais para o abandono de carrinho e como resolver cada situação

O e-commerce é uma ferramenta extremamente poderosa de compras que tem como seu maior vilão  o abandono de carrinho. Conheça métodos para reduzir este problema no seu negócio.

Se você perguntar para um indivíduo que tem um e-commerce ou trabalha no desenvolvimento de lojas virtuais um desejo que gostaria que se tornasse real, grande parte dessas pessoas iriam querer que o valor de faturamento fosse o mesmo, ou o mais próximo possível do valor de capturados.

E de fato, imagina que triste o consumidor está lá no seu site pesquisando vários modelos de produtos, lendo as descrições detalhadas que você fez sobre cada benefício, buscando opiniões de compradores, comparando preços, e quando ele finalmente entende que seu produto é a melhor opção para ele e insere no carrinho… algo acontece e ele não finaliza a compra até a última etapa, ou simplesmente não faz o pagamento.

Apesar do e-commerce ainda ser um modelo de negócio em extrema crescente e com grandes vantagens sob as lojas físicas, a taxa de abandono do carrinho ainda é algo que precisa ser muito trabalhado no Brasil e no mundo, pois há uma infinidade de motivações que levam o consumidor a não finalizar uma compra.

Pensando neste problema, iremos trazer para você 3 das principais razões que levam o consumidor ao abandono do carrinho, e quais as principais soluções para cada um desses problemas. Então vem com a gente até o final do texto e pegue essas dicas.

Razão 1: Burocracia na compra

No momento em que o consumidor escolhe fazer uma compra por um e-commerce, indiretamente ele já está buscando uma maior facilidade nos procedimentos para ter seu item de desejo da forma mais prática possível, evitando ter que se deslocar até uma loja, fazer cadastros burocráticos e levar documentos de comprovação.

Só pra você ter uma ideia, em uma pesquisa feita no ano de 2019 pela Baymard Institute, uma empresa especializada em pesquisa para web, demonstrou que a exigência por criação de contas ou necessidade de cadastros que pedem muitas informações é a segunda maior motivação para o abandono de carrinho, com cerca de 37%.

Por isso, evite que seu consumidor passe por dezenas de processos para finalizar uma compra. Uma solução simples que muitos e-commerces inserem para minimizar esse problema é autorizar o cadastro no site através das contas do Google, Facebook, Gmail ou de qualquer outra rede social, isso ajuda muito na experiência de compra pois minimiza a poucos cliques que o consumidor navegue na sua loja de forma fácil e descomplicada.

Razão 2: Preço do frete

É extremamente comum você ver pessoas consultando objetos de desejo na internet, ficando empolgadas com preço dos produtos, mas quando vai finalizar a compra, acaba desistindo pelo preço do frete que deixa o valor muito fora das projeções que você imaginaria pagar.

A frustração com custos extras elevados de frete lidera com folga a maior motivação para taxa de abandono de carrinho, então sempre que possível, considere oferecer frete gratuito para seu consumidor se ele fizer uma compra com valor acima de X reais.

Outra alternativa também é permitir que o seu cliente possa calcular o valor deste frete na página do produto, antes mesmo de inserir mercadorias no carrinho, assim ele consegue verificar isso logo na etapa inicial, impedindo que o consumidor passe por diversas etapas e se frustre no final, ocasionando disparo na sua taxa de abandono de carrinho.

Razão 3: Prazo de entrega longo

Há muitas razões na demora da compra: loja virtual com poucas formas de entrega; vende produtos que não tem em estoque e é necessário fazer encomenda; não tem um procedimento de organização interna para embalagem ágil; e por aí vai.

Sendo assim, apresentamos para você uma motivação de abandono de carrinho por burocracia, preço, e agora temos também a de prazo. Sim, essa também é uma grande frustração que o consumidor tem, e que muitas vezes quando deseja ter o produto rapidamente e vê o prazo de entrega longo, vai diretamente para concorrência buscar uma opção dentro das suas expectativas.

Isso pode ser solucionado com você buscando variações mais diversificadas de logística, aumentando a quantidade de opções de envio que o seu consumidor pode ter, e também anunciando somente o produto que você tem em estoque, para que você possa cumprir com o prazo padrão que seu e-commerce tem, sem causar uma experiência de compra negativa para o consumidor.

Somos especialistas em marketing digital e estratégias de lojas virtuais! Se você quer otimizar as táticas e processos seu e-commerce, entre em contato com a gente! Estamos presentes no Instagram, Facebook, LinkedIn e diversas outras plataformas.

E aí, vai começar a trazer mais facilidade para seu cliente quando?

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