Ir para o Topo

Arpina Digital

10 dicas de conteúdo que são tendência nesse primeiro semestre de 2020

Marketing de conteúdo nunca sai de moda, muito pelo contrário, só tende a crescer. Por isso, além de te contar tudo sobre quais ferramentas utilizar, dar dicas de otimizações de SEO, te informar sobre as famigeradas atualizações de algoritmo e todas essas variáveis que mudam o tempo todo e influenciam diretamente no sucesso do seu blog ou posts nas redes sociais, hoje nós separamos alguns temas e assuntos que estão tendência nesse primeiro semestre de 2020! Bora ver quais são?

1. Ensine o seu seguidor/cliente a fazer

Tutoriais escritos, desenhados, vídeos de passo a passo ou qual for mais viável e coeso para a sua marca. O importante é ajudar e mostrar para o seu cliente como fazer algo, isso, além de engajá-lo, com certeza vai te fazer ganhar pontos na lembrança de marca e alguns salvamentos e compartilhamentos.

2. Informe novidades suas e do universo da sua marca

Nós não estamos falando de publicar o seu lançamento, até porque essa prática é quase que básica para a maior parte das empresas. O ponto aqui é contar a quem se interesse pela sua marca, novidades dos mais diversos tipos, como um espaço novo na empresa, algum curso realizado pela sua equipe ou coisas do gênero, isso humaniza a organização e traz ela mais para perto do público.

Outra maneira super criativa de gerar conteúdo e engajar o seu público é compartilhar novidades que surjam no seu campo de atuação, isso te torna uma referência e faz com que as pessoas busquem pela sua marca para ficarem antenadas nos tópicos de seu interesse.

3. Conte mais sobre você

Qual é a história da sua marca? De onde ela vem? Como ela surgiu? O seu público sabe de tudo isso? Conteúdos mais institucionais a até curiosidades sobre sua marca, produto e serviço, falando sobre as suas vantagens e atributos, são um excelente jeito de conquistar quem ainda não te conhece e reforçar seu branding, mas claro, na medida certa.

4. Dê espaço para os seus clientes e colaboradores falarem

Dar voz para o seu cliente é essencial, seja através de um e-mail destinado especialmente para isso, de comentários ou quem sabe um quadro semanal para um bate-papo, mostrar o que ele diz sobre você pode ser um bom caminho para aumentar a credibilidade da sua marca. Dar voz para os seus colaboradores através de vídeos e citações de depoimentos também é uma excelente forma de demonstrar vulnerabilidade de um jeito positivo.

5. Invista no conteúdo integrado

Qual é o seu canal como porta de entrada e qual é o que mais se conecta com o seu consumidor? Saber isso te ajuda e atrair cada vez mais pessoas para perto dos seus pontos de interesse, e dividir e conectar o seu conteúdo funciona super bem, integrando vídeos, textos e imagens em uma ou mais plataformas.

6. Conteúdo que mostra

Falando em integrar as partes, ser mais visual é uma das mais fortes tendências para a produção de conteúdo que vem por aí. Entregar os dados mais simples de entender fará toda a diferença, e infográficos e vídeos curtos prometem converter mais que longos textos em legendas do Instagram. Invista na dinamicidade!

7. Seja mais orgânico, mesmo no pago

Utilizar o que já existe ao invés de criar métodos novos, além de economizar muito tempo, economiza muito dinheiro também! Por isso, ao invés de um patrocinado levando uma pessoa a um questionário com 20 questões, busque simplificar e utilizar as enquetes dos stories por exemplo, isso deixa as interações mais fluídas e de fácil acesso, além de possibilitar uma resposta mais rápida e direcionada da marca.

8. Ofereça coisas usáveis (e, se possível, gratuitas)

Sabe aqueles templates de story onde a pessoa compartilha quais suas músicas favoritas ou marca quais as marcas que ela mais gosta? Esse tipo de coisa geralmente envolve um baixo custo, pouco tempo de produção e engaja muito, é só ter uma ideia legal e divulgar para as pessoas que possivelmente se interessarão, levando a sua marca gratuitamente adiante.

9. Facilite a vida das pessoas

Traga o máximo de informação! Mas calma, não é para o Instagram ou blog da sua marca virar uma espécie de noticiário urgente. Trazer informação envolve explicar como funcionam alguns processos que tenham a ver com o seu produto ou serviço, comunicar coisas importantes que estão por vir, compartilhar links úteis e esse tipo de coisa, assim, você vira referência e ainda entrega conteúdo útil à vida de quem te acompanha.

10. Replique coisas que há existem, mas do jeito certo

Você não precisa criar tudo do zero. Uma boa opção para facilitar o seu trabalho e te ajudar a levar conteúdo até quem está em busca dele é parafrasear, replicar ou indicar coisas e pessoas que já existem, assim, você economiza tempo e ainda assim gera novidade para a sua marca. Mas claro, nunca se esqueça de creditar as devidas pessoas e empresas, pois do contrário e na pior das hipóteses, você pode se envolver em um caso de plágio, que não pega nada bem perante o seu público.

É claro que vem muita novidade por aí, de realidade virtual até conteúdo em voz e possibilidades para você trabalhar o seu relacionamento e o marketing de experiência!

Mas, e aí, já pensou como encaixar tudo isso no seu planejamento de conteúdo para os próximos meses? Nós fazemos isso por você!